Em 1870, o português José Antônio Coxito Granado fundou na cidade do Rio de Janeiro a Botica de Barros Franco, que deu origem à empresa atual.
Em seus primórdios, a pharmacia manipulava produtos com extratos vegetais de plantas, ervas e flores brasileiras, cultivadas no sítio do seu fundador, em Teresópolis (RJ).
Além desses medicamentos, Coxito ainda importava produtos da Europa e adaptava suas fórmulas para os padrões e as necessidades dos brasileiros e daqueles que aqui moravam.
A qualidade e eficácia desses produtos logo tornaram a farmácia uma das fornecedoras oficiais da Corte. Desta aproximação nasceu a amizade com Dom Pedro II que, em 1880, conferiu à Granado o título de Farmácia Oficial da Família Imperial Brasileira.
Suas marcas mais famosas são o Polvilho Granado e os sabonetes de glicerina com base vegetal e glicerina 100% natural.
A Casa Granado existe até hoje, no mesmo endereço e com várias lojas na cidade.
Passando por dificuldades financeiras, foi vendida em 1994 para o inglês Christopher Freeman pela quantia de U$ 8 milhões.
Em 2004, incorporou a Perfumaria Phebo, uma que também faz parte da história do Rio com uma ampla linha de produtos: sabonetes, desodorantes, hidratantes, colônias, perfumes, velas perfumadas, difusores de ambiente e maquiagem.
Em Outubro de 2016, a Granado fechou a venda de uma participação de 35% para a espanhola Puig, dona da Carolina Herrera e Jean Paul Gaultier, por R$ 500 milhões. Freeman continua no comando da empresa.
Almejando crescimento no mercado internacional, a Granado tem seus produtos vendidos na loja de departamentos Le Bon Marché, localizada em Paris, França, Casa Pau-Brasil, localizada em Lisboa, Portugal; e na loja Isetan, localizada em Tóquio, Japão.
Em 2017, a Granado inaugurou a sua primeira loja internacional em Paris, localizada na 21, rue Bonaparte, 6ème. A rua é reconhecida pelas lojas de luxo e galerias de arte. Paralelamente a inauguração da loja, a empresa lançou uma loja online focada para o público europeu. A loja entrega em todos os países da Europa.
Fonte: Casa Granado/Wikipedia