TURISMO >> Historias do Rio

  • Choque de trem e carro-tanque em 1951 deixou 51 mortos e centenas de feridos

    Da Redação em 07 de Dezembro de 2020    Informar erro
    Acidentes ferroviários acontecem há mais tempo do que imaginamos. Na madrugada do dia 07 de junho de 1951, um carro-tanque da Standar Oil, ao atravessar a passagem de nível, em Nova Iguaçu, enguiçou no meio da linha férrea sendo colhido pelo "elétrico" UM12. Resultado: a explosão provocou a morte de 51 pessoas e deixou centenas desaparecidas.
     
    Quando o trem parou estava coberto de chamas e as pessoas nos primeiros vagões morreram carbonizadas. O resgate dos feridos foi caótico e os hospitais nunca tinha registrado um acidente dessa proporção. 
     
    O atendimento às vítimas foi precário, faltavam ambulâncias, vagas em hospitais, um pandemônio que sacudiu a Baixada Fluminense.
     
    O jornal Última Hora, que cobriu o acidente, narrou a desolação de parentes dos mortos. "Meu filho não queria trabalhar naquele dia, estava com febre. Mas, tirei ele da cama e fiz ele ir. Pensei que fosse preguiça, eu matei meu filho", disse uma dona de casa desconsolada. Um jovem de origem japonesa, que perdeu o pai no acidente desabafava: "Papai foi comprar sementes na cidade".
     
    Depois do choque, pessoas desesperadas corriam pela via férrea como tochas humanas e outras estavam amontoadas sobre as outras como num crematório. As chamas no primeiro vagão atingiram 30 metros de altura e iluminaram a noite. O calor chegou a fundir alguns corpos e nenhum pode ser reconhecido, com a exceção do maquinista. 
     
    Mesmo com a repercussão, o acidente não impediu que acontecesse outro pior no ano seguinte, em 1952. Um trem de passageiros se chocou com um trem cargueiro, em Anchieta, e deixou 90 mortos e 200 feridos.
     
    Fonte: Jornal Última Hora
     
     
     
     
     
     

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

    Banner Pets

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO









#AGENDABAFAFA