TURISMO >> Historias do Rio

  • Depois da demolição, Castelo teve navio cenográfico no meio da Esplanada

    Da Redação em 13 de Dezembro de 2020    Informar erro
    Sempre que consultamos fotos antigas depois da demolição do Morro do Castelo, fica aquela dúvida sobre o que é aquele navio no meio do amplo terreno. Pois ele foi construído em 1935 pelo Cordão dos Laranjas e serviu para receber a fina flor da sociedade carioca em festas e bailes de carnaval.
     
    Durou apenas um carnaval até dar vez ao atual prédio do MEC, dos arquitetos Le Corbusier e Oscar Niemeyer que começou a ser construído em 1936.
     
    O Cordão dos Laranjas construiu um salão, em forma de navio, que "atracou" na Esplanada do Castelo, no meio do nada.
     
    O projeto original, aprovado pela Câmara dos Vereadores em 1935, previa que ele fosse construído na Praia de Copacabana, entre o Copacabana Palace e a Rua Duvivier.
     
    Mas, diante da reclamação dos moradores acabou no Castelo com a promessa que fosse demolido na quarta-feira de cinzas do ano seguinte. Construído em alvenaria, tinha 72 metros de comprimento por 19 metros de largura, duas chaminés, dois mastros ponte de comando, três bares, dois salões de festas internos e dois ao ar livre, além de outras dependências comparáveis às instalações dos mais modernos transatlânticos. 
     
    Batizado de "Yacht Laranja", foi inaugurado no final do mesmo ano e teve até quebra de champagne no casco. Na ocasião, chegou a abrigar uma festa de réveillon disputadíssima que teve ingressos vendidos na bilheteria do Theatro Municipal. O jornal Diário de Notícias exaltou o empreendimento: "O navio é um acontecimento digno de uma cidade como o Rio, orgulho de todo o Brasil".
     
    Consta que o cordão era uma dissidência do Cordão da Bola Preta e tinha como paraninfo o jornalista Herbert Moses, presidente da Associação Brasileira de Imprensa. 

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Schmidt:
        Gosto muito dessas informações


    Banner Pets

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO









#AGENDABAFAFA