TURISMO >> Histórias do Rio

  • Diligências começaram a circular em 1817 antecedendo os bondes no Rio de Janeiro

    Da Redação em 16 de Outubro de 2021    Informar erro
    Diligências começaram a circular em 1817 antecedendo os bondes no Rio de Janeiro

    As primeiras diligências que trafegaram no Rio remontam ao início do século XIX e antecedaram a chegada dos bondes. Aviso Régio assinado pelo Rei Dom João VI, em 1817, concedeu a Sebastião Fabragas Surigué exclusividade para estabelecer uma linha de diligências entre o Centro da Cidade e o Palácio de São Cristóvão, assim como outra para a Fazenda de Santa Cruz.
     
    A finalidade era facilitar o transporte de malas de correio e proporcionar condução cômoda às pessoas que desejassem "beijar a mão" de sua majestade. Eram carruagens puxadas por até quatro cavalos, capacidade para até 10 pessoas e bagageiros, além de quatro a seis janelas de cada lado. 
     
    Elas saíam do Centro da Cidade às 04h da manhã para chegar à Fazenda Real de Santa Cruz às 09h30. De lá partiam novamente às 17h30 para chegar à cidade às 22h30 gastando assim mais de cinco horas de viagem.
     
    Pouco antes da metade do século foram inauguradas linhas de diligências para Botafogo, São Cristóvão e Tijuca. Em 1866, havia cerca de 90 diligências fazendo o serviço regular entre diversos bairros e pertencentes a varias empresas. Eram distinguidas por cores diferentes, entre amarelas, roxas, brancas e azuis. 
     
    O ponto inicial era no Largo de São Francisco. Até o ano de 1884, existiam 374 diligências. Com a chegada do bonde entraram em decadência e deixaram definitivamente de circular em 1906. 
     
    Fonte: Rio de Janeiro em seus 400 anos
     
    Leia mais:


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      O tesouro escondido de Angra dos Reis: a busca pelo meteorito perdido
      Saiba Mais
      A origem inusitada do nome Monsieur Pujol, restaurante que marcou época em Ipanema nos anos 70
      Saiba Mais
      Sammy Davis Jr. encantou o Rio de Janeiro numa apresentação histórica em 1960
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO