Segundo estudiosos, a aviação no Brasil iniciou-se com um voo do francês Edmond Plauchut, realizado em 22 de Outubro de 1911, cinco anos após o voo histórico de Santos Dumont com o 14bis.
O aviador, que fora um dos mecânicos de Santos Dumont em Paris, aceitou participar de um concurso promovido pelo jornal “A Noite” que oferecia 10 Contos de Réis para quem partindo da praça Mauá, contornasse a Ilha das Cobras e realizasse o pouso na Ilha do Governador.
No dia marcado, às 5 horas da manhã, sob o toldo do restaurante Nattemann, Plauchut montou as asas do seu “aeroplano”. Utilizando-se da Avenida Central (atual Avenida Rio Branco) como pista, decolou apesar da chuva, em direção a Praça Mauá, às 6h42min daquele domingo, sob os olhares de admiração da multidão que acompanhava o desfecho do concurso.
A 300 metros da Praia do Zumbi, após contornar a Ilha D´Agua, parte da hélice de madeira se desprendeu, comprometendo o voo. Após um pouso forçado no mar, Plauchut abandonou o avião e mergulhou nas águas, então limpas, da Enseada do Zumbi, sendo prontamente socorrido pelos barcos que o aguardavam. A aventura durou exatamente 8 minutos.
Mesmo assim, Plauchut foi ovacionado pelos moradores locais e curiosos, na ponte de atracação do Zumbi. Na semana seguinte recebeu o prêmio de 10 Contos de Réis e desfilou triunfalmente na então Avenida Central.
Foto: A Noite e Museu Aeroespacial