TURISMO >> Histórias do Rio

  • Edmond Plauchut e o primeiro voo realizado no Rio de Janeiro em 1911

    Da Redação em 03 de Julho de 2022    Informar erro
    Edmond Plauchut e o primeiro voo realizado no Rio de Janeiro em 1911

    Utilizando-se da Avenida Central (atual Avenida Rio Branco) como pista, decolou apesar da chuva, em direção a Praça Mauá


    Segundo estudiosos, a aviação no Brasil iniciou-se com um voo do francês Edmond Plauchut, realizado em 22 de Outubro de 1911, cinco anos após o voo histórico de Santos Dumont com o 14bis.

    O aviador, que fora um dos mecânicos de Santos Dumont em Paris, aceitou participar de um concurso promovido pelo jornal “A Noite” que oferecia 10 Contos de Réis para quem partindo da praça Mauá, contornasse a Ilha das Cobras e realizasse o pouso na Ilha do Governador.

    No dia marcado, às 5 horas da manhã, sob o toldo do restaurante Nattemann, Plauchut montou as asas do seu “aeroplano”. Utilizando-se da Avenida Central (atual Avenida Rio Branco) como pista, decolou apesar da chuva, em direção a Praça Mauá, às 6h42min daquele domingo, sob os olhares de admiração da multidão que acompanhava o desfecho do concurso.

    A 300 metros da Praia do Zumbi, após contornar a Ilha D´Agua, parte da hélice de madeira se desprendeu, comprometendo o voo. Após um pouso forçado no mar, Plauchut abandonou o avião e mergulhou nas águas, então limpas, da Enseada do Zumbi, sendo prontamente socorrido pelos barcos que o aguardavam. A aventura durou exatamente 8 minutos.

    Mesmo assim, Plauchut foi ovacionado pelos moradores locais e curiosos, na ponte de atracação do Zumbi. Na semana seguinte recebeu o prêmio de 10 Contos de Réis e desfilou triunfalmente na então Avenida Central.

    Foto: A Noite e Museu Aeroespacial


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Casa Hanseática, clássico carioca na Praça Mauá fechou as portas em 1967
      Saiba Mais
      Syn De Conde, o galã brasileiro que conquistou Hollywood no início do cinema
      Saiba Mais
      Revolta da Cachaça em 1660, no Rio de Janeiro, depôs governador nomeado pelo Rei
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO