Nascida na Alemanha em 1938, Elizabeth Gasper veio adolescente para o Brasil onde constituiria vasta carreira no teatro, cinema e televisão. Antes mesmo de Leila Diniz, ela já encantava Ipanema, principalmente o Arpoador, onde causava alvoroço.
Sua vida antes de aportar no Brasil é um roteiro de cinema. Filha de um oficial da Gestapo, sua família foi deportada para a Sibéria onde passou longos nove anos. Cansada de sofrimento, Elisabeth e sua mãe fugiram a pé pela fronteira da antiga Alemanha Ocidental, conta o escritor Ruy Castro, no livro "Ela é Carioca".
"Sua fuga reduz a saga da família Von Trapp, em A Noviça Rebelde, a um desenho animado", diz Ruy. O percurso durou nove horas, e dos 15 fugitivos, apenas cinco chegaram vivos à fronteira.
Em 1953, a família já reunida chega ao Brasil, inicialmente em Petrópolis onde Elisabeth aprende rapidamente a falar português. Aos 18 anos, vence o concurso de beleza Miss Cinelândia e acaba convidada para ser bailarina de Carlos Machado, na boite Night and Day.
Seu primeiro grande sucesso foi na TV Rio onde faria sua primeira novela, O Porto dos Sete Destinos (1965-1966), que bateu recorde de audiência.
Em 1968, pouco antes da edição do Ato Institucional nº 5 pela ditadura militar, Elizabeth integrava o elenco da peça Roda Viva de Chico Buarque. Na passagem por Porto Alegre, ela e outros atores do elenco foram sequestrados pelo Comando de Caça aos Comunistas, uma organização paramilitar, e ficaram sob a mira de armas e sendo ameaçados, antes de serem libertados depois de dizer que estava grávida.
Elisabeth Gasper já atuou em dezenas de peças e novelas, entre elas, Viver a Vida, Beleza Pura e Os Imigrantes, além de atuar em O Bem Amado e Roda Viva. Fez parte ainda do filme "Terra em Transe", de Glauber Rocha.
Nos anos 70, se casa com um paulista e vai morar em São Paulo onde está até hoje. "Elisabeth continuou a fazer teatro e TV, e foi uma das primeiras mulheres a achar uma solução para não se irritar no trânsito paulistano: pilotar uma Honda 500cc", diz Ruy Castro.
Fonte: Ruy Castro