TURISMO >> Histórias do Rio

  • Feira Internacional de Amostras, um marco na modernista década de 30

    Da Redação em 10 de Janeiro de 2021    Informar erro
    A Feira Internacional de Amostras do Rio de Janeiro foi um evento inaugurado em 1928 que prosseguiu por mais de uma década como uma celebração anual da modernidade. 
     
    Espelhando alguns padrões de exposições internacionais em escala regional, sua realização em lugares fechados e ao ar livre, aberto ao grande público, em uma combinação de espaço de negócios, exibição de produtos, festejos e diversões, caracterizou uma forma de apropriação urbana e social que conheceu seu auge ao longo dos anos 1930.
     
    A Feira funcionou alguns anos no entorno dos terrenos oriundos do desmonte do Morro do Castelo perto do que viria a ser o Aeroporto Santos Dumont.
     
    A arquitetura de seus pavilhões introduziu o gosto Art Déco e permitiu sua popularização enquanto estética, exibida como modernidade tanto quanto os novos produtos derivados da indústria elétrica e mecânica. No espírito da competição e da demonstração do progresso inerente às exposições e feiras, a Feira Internacional de Amostras traduziu uma vontade de autoafirmação nacional perante o mundo.
     
    A Feira de Amostras do Rio de Janeiro aproximou a população de várias classes sociais às modernidades de aparatos elétricos e mecânicos, tanto de uso industrial e comercial como doméstico. A edição de 1936 teve 742 firmas e 14 representações estrangeiras.
     
    Fonte e texto: Hugo Segawa, Doutor em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade de São Paulo (USP).


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Ponte Rio-Niterói tem quilômetros de galerias sob as pistas
      Saiba Mais
      Teleférico de Copacabana à Tijuca nunca saiu do papel, projeto de 1912 previa seis estações
      Saiba Mais
      Beijoqueiro, o "serial kisser" que beijou Sinatra, Roberto Carlos e até o Papa
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO