Copacabana Palace é um filme italiano de 1962, dirigido por Steno, cineasta ícone da comédia do país. Rodado em 1962 mostra imagens antológicas do Rio de Janeiro em Technicolor, entre elas, paisagens, o carnaval e artistas como Tom Jobim e João Gilberto no auge de suas juventudes.
Antônio Carlos Jobim escreveu "Samba do Avião" para este filme. A primeira apresentação da música foi de Jobim e Os Cariocas em agosto de 1962 no restaurante Au Bon Gourmet em Copacabana, Rio de Janeiro com Jobim, João Gilberto , Vinícius de Moraes e Os Cariocas no palco juntos pela única vez.
Além da trama em si, Tom Jobim, João Gilberto e Luiz Bonfá interpretam seus próprios papéis. Jobim falando um italiano impecável e esbanjando juventude.
No filme, três malandros cariocas armam um esquema para roubar as joias do cofre do famoso hotel Copacabana Palace.
Enquanto isso, três aeromoças no mesmo hotel planejam aproveitar o Carnaval para conhecer os ídolos brasileiros na bossa nova.
Ainda no Copacabana Palace, um príncipe pretende flagrar a infidelidade da esposa que vai passar o Carnaval do Rio. Essas três histórias tão diferentes acabam se cruzando no hotel que é um marco histórico e turístico da Cidade Maravilhosa.