TURISMO >> Histórias do Rio

  • Helô Pinheiro, a eterna "Garota de Ipanema" nasceu no Grajaú

    Da Redação em 25 de Outubro de 2023    Informar erro
    Helô Pinheiro, a eterna

    Heloísa Eneida Paes Pinto Mendes Pinheiro, mais conhecida como Helô Pinheiro, nasceu no Rio de Janeiro em 1943. A mulher que faz parte da lista das 10 grandes personalidades femininas que marcaram a história do Rio de Janeiro, e famosa por ter sido a "Garota de Ipanema" da música de Tom Jobim e Vinicius de Moraes, curiosamente nasceu no Grajaú e só foi morar em Ipanema aos 10 anos.
     
    Seu pai era oficial de cavalaria e sua mãe funcionária pública. Segundo o escritor Ruy Castro, no livro "Ela é Carioca", Helô antes de ficar famosa era professora primária e por ser muito bonita já estava capa da Fatos e Fotos antes da música "Garota de Ipanema" ser composta.
     
    "Helô não estava a caminho do mar quando Vinicius e Tom a viram, porque não precisava passar pelo bar para ir à praia uma vez que morava no primeiro quarteirão, junto à Vieira Souto. Helô ia sempre ao Veloso para comprar cigarros para a mãe", conta Ruy Castro.
     
    A música, desde sua composição em 1962 até os dias de hoje, é uma das mais tocadas no mundo e já foi gravada por Frank Sinatra, Amy Winehouse, Cher, Mariza e Madonna, além da banda de rock Sepultura e o boygroup sul-coreano SHINee, além de dezenas de artistas brasileiros. Quando foi lançada chegou a disputar as paradas com os Beatles.
     
    Ruy Castro conta que Helô Pinheiro só soube dois anos depois da música ter estourado que ela era a protagonista da letra. O segredo tinha sido guardado pois Tom e Vinicius eram casados e a moça era uma jovem adolescente. Em 1964, com o estouro mundial na gravação de Astrud Gilberto, foi impossível não descobrir quem era a tal "Garota de Ipanema". 
     
    Helô ganhou o foco de toda a mídia nacional e internacional, se tornando modelo naquele ano e viajando a diversos países para desfiles e ensaios fotográficos como símbolo da brasilidade e da carioquice.
     
    Priorizando o casamento recente, ela fixou seus trabalhos no Brasil a partir de 1966 e continuou modelando até 1972, quando deixou a carreira e teve quatro filhos. 
     
    Em 1979 aceitou o convite para integrar o elenco da telenovela Cara a Cara, na Rede Bandeirantes, e no ano seguinte esteve em Água Viva. Em 1984 estreou como apresentadora do programa Ela.
     
    A partir dai, Helô passou a focar a carreira como apresentadora, comandando o Show da Tarde, no SBT, o The Girl from Ipanema, no canal estadunidense WXEL-TV de Miami, o Porgrama Helô Pinheiro, na Rede Mulher, e o Rio Mulher, na CNT, parando temporariamente em 2001.
     
    Entre 2006 e 2011 apresentou o programa de debate jurídico Código de Honra, na TV Justiça. Em 2009 participou da sexta temporada do Dança dos Famosos. Em 2012 lançou o livro autobiográfico "A Eterna Garota de Ipanema".
     
    Entre 2012 e 2014 apresentou programa semanal De cara com a Maturidade na TV Bandeirantes e, juntamente com sua filha Ticiane Pinheiro, o Ser Mulher, no Bem Simples.
     
    Em 1999 Helô lançou sua própria grife de moda de praia, intitulada Garota de Ipanema, o qual abriu lojas em diversos estados do país. Já em 2009 lançou sua segunda grife de roupas, a Amarras, com peças desenhadas pela estilista Andréa Schostak, com a qual também.
     
    Fonte: Ruy Castro, Wikipedia e Biblioteca Nacional
     

    VÍDEOS

    Garota de Ipanema na voz de Astrud Gilberto


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      A incrível história do Zeppelin americano que caiu em Arraial do Cabo na Segunda Guerra Mundial
      Saiba Mais
      Piscina do Raposão, um lugar com muita história em Santa Teresa
      Saiba Mais
      Sammy Davis Jr. encantou o Rio de Janeiro numa apresentação histórica em 1960
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO