TURISMO >> Histórias do Rio

  • Hotel Avenida, inaugurado em 1910, ícone do Centro do Rio durante quase 50 anos

    Da Redação em 07 de Outubro de 2021    Informar erro
    Hotel Avenida, inaugurado em 1910, ícone do Centro do Rio durante quase 50 anos

    Inaugurado em 1910, o Hotel Avenida dispunha de 220 quartos iluminados a luz elétrica, telefone, elevador (uma raridade na época), restaurante, salão de jogos e água quente.
     
    Era um dos edifícios mais badalados da Avenida Rio Branco e ocupava o terreno onde fica hoje o edifício Avenida Central. 
     
    O Hotel Avenida era propriedade da Companhia Ferro-Carril do Jardim Botânico - CFCJB e foi projetado por Francisco de Azevedo Monteiro Caminhoá com estilo Beaux Arts-Eclético.
     
    No térreo do edifício funcionava uma estação circular de bondes e a famosa Galeria Cruzeiro, referência do Centro do Rio na época. Era assim chamada por ter duas galerias que se cruzavam.
     
    No comércio local, destaque para o Bar da Brahma, a Leiteria Silvestre, Laranjada Brasil (servia só suco de laranja) e o Nacional, restaurante voltado para o Largo da Carioca. No Bar da Brahma foi fundado o Cordão da Bola Preta em 1918. No carnaval, o local servia de concentração de muitos blocos.

    O Hotel Avenida e a galeria foram demolidos em 1957 para dar vez ao Edifício Avenida Central, um arranha céu de 34 andares e o primeiro construído em estrutura metálica no Rio e na América Latina no lugar do concreto armado. O projeto é do arquiteto Henrique Mindlin, também autor do Shopping dos Antiquários, Hotel Intercontinental e Hotel Sheraton.
     
    Fonte: Biblioteca Nacional e Estilos Arquitetônicos
     
    Leia mais:


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Baixo Leblon: o "point" mais badalado do Rio nos anos 70 e 80
      Saiba Mais
      Rio foi a segunda capital do mundo a ter serviços sanitários e pluviais
      Saiba Mais
      Presidente Vargas, um edifício emblemático na Praça São Salvador
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO