TURISMO >> Histórias do Rio

  • Hotel Avenida, inaugurado em 1910, ícone do Centro do Rio durante quase 50 anos

    Da Redação em 07 de Outubro de 2021    Informar erro
    Inaugurado em 1910, o Hotel Avenida dispunha de 220 quartos iluminados a luz elétrica, telefone, elevador (uma raridade na época), restaurante, salão de jogos e água quente.
     
    Era um dos edifícios mais badalados da Avenida Rio Branco e ocupava o terreno onde fica hoje o edifício Avenida Central. 
     
    O Hotel Avenida era propriedade da Companhia Ferro-Carril do Jardim Botânico - CFCJB e foi projetado por Francisco de Azevedo Monteiro Caminhoá com estilo Beaux Arts-Eclético.
     
    No térreo do edifício funcionava uma estação circular de bondes e a famosa Galeria Cruzeiro, referência do Centro do Rio na época. Era assim chamada por ter duas galerias que se cruzavam.
     
    No comércio local, destaque para o Bar da Brahma, a Leiteria Silvestre, Laranjada Brasil (servia só suco de laranja) e o Nacional, restaurante voltado para o Largo da Carioca. No Bar da Brahma foi fundado o Cordão da Bola Preta em 1918. No carnaval, o local servia de concentração de muitos blocos.

    O Hotel Avenida e a galeria foram demolidos em 1957 para dar vez ao Edifício Avenida Central, um arranha céu de 34 andares e o primeiro construído em estrutura metálica no Rio e na América Latina no lugar do concreto armado. O projeto é do arquiteto Henrique Mindlin, também autor do Shopping dos Antiquários, Hotel Intercontinental e Hotel Sheraton.
     
    Fonte: Biblioteca Nacional e Estilos Arquitetônicos
     
    Leia mais:


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Aberto em 1966, drive-in marcou época à beira da Lagoa
      Saiba Mais
      Exposição Universal de 1922 no Rio tinha pavilhões monumentais, palácios e iluminação cenográfica
      Saiba Mais
      Quatro joias secretas de Niemeyer no interior do estado do Rio
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

    Banner Pets

DIVULGAÇÃO