TURISMO >> Historias do Rio

  • Inauguração da TV no Rio de Janeiro em 1951 teve aparelhos em praças públicas e comoção na cidade

    Da Redação em 05 de Dezembro de 2020    Informar erro
    A televisão no Brasil tem início comercialmente em 18 de setembro de 1950, quando foi inaugurada a TV Tupi em São Paulo, com equipamentos trazidos por Assis Chateaubriand, fundando assim o primeiro canal de televisão no país. Quatro meses depois, em 20 de janeiro de 1951, entra no ar a TV Tupi Rio de Janeiro. O curioso é que como não tinham aparelhos ainda, Chateaubriand mandou instalar receptores em praças e muito gente custou a acreditar no que via.
     
    Até então a televisão funcionava regularmente em apenas três países. A precariedade da indústria eletrônica nacional obrigava os estúdios a importar praticamente todos os equipamentos e os primeiros televisores nacionais só começaram a ser fabricados em 1951. Um ano após a inauguração, os programas eram vistos em sete mil aparelhos, a maioria em São Paulo e os demais no Rio, onde, desde janeiro, funcionava a segunda emissora da Tupi. 
     
    Em 1941, a NBC, pertencente à RCA nos Estados Unidos, inaugurou a televisão no mundo, na cidade de Nova Iorque, com transmissão em sistema de aluguel de aparelhos e de sinal, transmitindo do alto do edifício Empire State pelo canal 1, o mesmo canal que mais tarde seria utilizado pelas emissoras europeias, onde as concessões eram restritas aos governos.
     
    Em 1946, em um acordo entre o governo americano e a RCA, o sinal da NBC foi transferido para o canal 4 e instalou-se o sistema de transmissão americano, inicialmente operando em 12 canais de VHF (de 2 a 13). Esse sistema foi aprovado para as transmissões no Brasil, através de influência de Assis Chateaubriand, que estava interessado em ser o primeiro a inaugurar a TV no Brasil.
     
    Em 1946, foram distribuídas, pelo governo de Eurico Gaspar Dutra, as primeiras concessões e foi lançada a pedra fundamental para a construção do primeiro transmissor de televisão no Brasil, para a TV Tupi Rio de Janeiro, em uma torre construída no Morro do Pão de Açúcar, no Rio de Janeiro. Em final de 1949, uma equipe de técnicos veio ao Brasil para conhecer a primeira torre e constatou que, pela topografia da cidade do Rio, o Morro do Pão de Açúcar não seria o local ideal para a instalação dos transmissores.
     
    Como Assis Chateaubriand tinha interesse em inaugurar a primeira emissora de televisão na América Latina e já sabendo que os Estados Unidos estavam patrocinando a inauguração de um canal em Cuba para o Natal de 1950, ele decidiu transferir a inauguração do primeiro canal para São Paulo, onde detinha a concessão do canal 3, dado à Rádio Difusora de São Paulo.
     
    Encomendou nos Estados Unidos a aparelhagem necessária para a montagem da emissora já pronta, bastando para o funcionamento a instalação. Em julho de 1950, a encomenda chegou de navio ao Porto de Santos e foi acompanhada até a capital por artistas das Emissoras Associadas em São Paulo, numa carreata histórica.
     
    Fonte: Wikipedia - FGV

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

    Banner Pets

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO









#AGENDABAFAFA