TURISMO >> Histórias do Rio

  • Praia de Camboinhas tem esse nome por causa de navio encalhado no local

    Da Redação em 12 de Março de 2021    Informar erro
    Praia de Camboinhas tem esse nome por causa de navio encalhado no local

    Em 1958, o navio Camboinhas, vindo da Argentina, encalhou na beira da praia. O incidente foi causado por uma forte ressaca e assim, originou o nome pelo qual são conhecidos atualmente a praia e o bairro da Região Oceânica de Niterói.
     
    A primeira tentativa de resgate, ainda sob a forte ressaca, resultou num segundo encalhe, desta vez do próprio navio resgate. Enquanto isso, o mau tempo destruía o navio, principalmente o seu casco, casaria e derrubou a sua chaminé.
     
    Um terceiro navio tentou socorrer, com um rebocador que também encalhou nessa praia. Não foi nada fácil tirar o navio de lá! Pelas fotos, podem-se observar que em um dado momento ocorreram que três navios estavam encalhados nessa praia!
     
    Só no dia 2 de julho, durante a maré alta e fortemente puxado pelos rebocadores Tristão, Triunfo e Tridente e pelas corvetas Imperial Marinheiro e Solimões, foram desencalhadas todas as embarcações.
     
    Porém, o navio Camboinhas já estava bastante danificado e foi realizado o seu desmanche. Por isso, até hoje encontram-se alguns destroços no local, quando muda a maré, trazendo a luz a história da cidade.
     
    Fonte: Prefeitura de Niterói


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Sammy Davis Jr. encantou o Rio de Janeiro numa apresentação histórica em 1960
      Saiba Mais
      Edifício Monte: um tesouro Art Déco de 1929 que encanta em Laranjeiras
      Saiba Mais
      Levantamento aponta as gírias mais odiadas pelos cariocas, confira
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Luis Claudio:
        Incrível esses restos de destroços ainda permanecem na praia tirando uma parte importante de lazer pra os banhistas e elevando risco aos banhistas. Não entendo porque não retiram essa verdadeira armadilha que nada tem a ver com o meio ambiente!


DIVULGAÇÃO