TURISMO >> Histórias do Rio

  • Quatro joias secretas de Niemeyer no interior do estado do Rio

    Da Redação em 27 de Outubro de 2021    Informar erro
    Um dos maiores arquitetos do mundo, Oscar Niemeyer tem dezenas de projetos espalhados nos quatro cantos do planeta. O seu mais famoso é Brasília em formato de asa, largas avenidas e palácios monumentais. Niterói também guarda muitos projetos com destaque para o Museu de Arte Contemporânea, em formato de nave espacial.
     
    No entanto, alguns projetos são totalmente desconhecidos do grande público. Um deles é a casa do arquiteto em Mendes, interior do Rio, construída em 1949 com fachada inclinada, três varandas menores individuais a cada quarto, protegidas por peças pré-fabricadas de concreto. Esta casa, Niemeyer mandou construir para seu pai, mas acabou usufruindo para descanso. 
     
    "Gostava de Mendes, da intimidade que o Rio não mais oferecia. Gostava principalmente de ver meu pai a passear, feliz, no seu cavalo amarelo. Rindo, a contar suas histórias, sua vida tranqüila que o destino cortou - para nós - cedo demais", disse Niemeyer certa vez.
     
    A casa recentemente foi vendida e deve abrigar um museu sobre Oscar Niemeyer.
     
    Outra residência de Niemeyer, muito pouco conhecida, é a antiga Casa de Darcy Ribeiro, em Maricá. A construção foi adquirida pela prefeitura e virou um museu sobre a história do antropólogo. Destaque para a estátua em metal de Darcy que reproduz a foto dele molhando os pés na Praia de Copacabana, ao voltar do exílio.
     
    “Darcy Ribeiro se encontrou com Oscar Niemeyer em Cordeirinho, pedindo para ele desenhar essa casa em formato de oca. Tudo isso para lembrar sempre do período que ele passou com o povo que mais amava, o povo brasileiro, e, principalmente, os indígenas”, disse a secretária de educação de Maricá, Adriana Costa.
     
    A residência conta com a exposição de objetos pessoais do antropólogo e estruturas que remetem a sua trajetória. 
     
    O local passou para a administração municipal através de um comodato, assinado em fevereiro de 2009 junto à Fundação Darcy Ribeiro, com o objetivo de resgatar e compartilhar as ideias do sociólogo.
     
    A Casa Darcy Ribeiro fica na Rua 119, n° 395, em Cordeirinho, região litorânea de Maricá. O espaço está aberto para visitação de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, e o agendamento é feito pelo telefone (21) 2637-2053. A entrada é gratuita.
     
    Em Miguel Pereira, no Sul-Fluminense, outra joia de Niemeyer quase que secreta. É a capela Santa Cecília, construída na fazenda do ex-ministro da cultura José Aparecido de Oliveira. A construção arredondada, projeto de 1989, foi projetada em comemoração ao 15º aniversário da filha de José Aparecido de Oliveira: Maria Cecília. 
     
    "É uma capela simples, singela, acompanhando as cores da residência. De dia, o ambiente interno da capela é de sombra, como se desejava. De noite, só a cúpula aparece na escuridão do parque", disse Oscar Niemeyer sobre a casa.
     
    Petrópolis guarda também um projeto residencial de Oscar Niemeyer. É a Casa Cavanelas, de 1954. Ela tem um formato de pavilhão - a planta retangular, os apoios de pedra nas extremidades do retângulo, uma cobertura metálica tensionada; sob a curva sutil dessa cobertura chama a atenção a caixa envidraçada da sala.
     
    Projetada por Oscar Niemeyer para o Sr. Edmundo Cavanelas na década de 50, fica localizada em Pedro do Rio. Está em bom estado de conservação e guarda fidelidade com o projeto original.


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Odetinha pode se tornar a primeira santa carioca
      Saiba Mais
      Morro da Viúva, o morro que ninguém vê por ser cercado de edifícios
      Saiba Mais
      Copacabana tem interceptor oceânico debaixo do calçadão central da Av. Atlântica
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO