TURISMO >> Histórias do Rio

  • Rio teve projeto de megaponte ligando Niterói, projeto teria 946 apartamentos

    Da Redação em 24 de Novembro de 2021    Informar erro
    Está aí um projeto inusitado que foi melhor mesmo não ter saído do papel. Ele faz parte da lista de projetos monstrengos que não vingaram e a cidade agradece por isso.
     
    O projeto da década de 30 do arquiteto francês Leon D’Escoffier era uma ponte colossal ligando o Rio a Niterói, com pistas de rolamento exclusivas para carros de passeio, veículos pesados, metrô e até garagens. 
     
    Entre os pilares da gigantesca ponte, 946 apartamentos, 996 lojas e dois cineteatros, jardins e praças. E também 102 elevadores de "última geração".
     
    Túnel
     
    Pelo menos 100 anos antes da inauguração da Ponte Rio-Niterói já existia uma projeto de um túnel ferroviário para ligar as duas cidades mantido pelos trens da Estrada de Ferro Rio d´Ouro. O projeto era do engenheiro inglês Hamilton Lindsay-Bucknall e recebeu a aprovação do engenheiro ferroviário Peter William Barlow antes de ser apresentado ao imperador Pedro II.
     
    O túnel teria cerca de seis metros de diâmetro e cinco de altura, seria de ferro ou aço revestido com tijolos ligados por asfalto; as partes viriam da Inglaterra e seriam montadas aqui.
     
    O projeto não foi adiante por falta de fundos, e o documento, composto por duas plantas, um texto com as especificações da obra e a carta de Barlow, ficou em poder da família imperial, hoje integrando a Coleção Teresa Cristina Maria.
     
    O túnel sairia da Ponto do Calabouço e passaria sob a Baía de Guanabara em dutos até a Praia de Gragoatá. Confira aqui o projeto original

    • FOTOS



    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Verão do Apito desafiou autoridades policiais no Posto 9 em 1996
      Saiba Mais
      Odetinha pode se tornar a primeira santa carioca
      Saiba Mais
      Verão da Lata: Navio despejou 22 toneladas de maconha no litoral do Rio em 1987
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Claude Fondeville:
        Tenho uma revista Manchete que fez uma reportagem sobre esse projeto.


DIVULGAÇÃO