O veículo de transporte que marcou época no Rio de Janeiro, na segunda metade do século XIX, foi a carruagem Tílburi, muito popular e querida por ser usada em larga escala como táxi. Consta que seu nome tem origem num segeiro inglês chamado Gregor Tilbury, primeiro a fabricar o veículo.
Tratava-se de uma carruagem pequena, rápida, de duas rodas altas, coberta com capota encerada e puxada por um cavalo e que só podia transportar um passageiro ao lado do tilbureiro (cocheiro). Na parte de trás tinha um bagageiro. Ela começou a aparecer na capital imperial em 1830 e circulou até 1921, sucumbindo por completo para o bonde.
O Tilburi era usado por todas as classes sociais. Como "carros de aluguel" estacionavam em diversos pontos da cidade, principalmente na antiga Rua Direita, hoje 1º de Março e no Largo de São Francisco.
Os pontos extremos considerados como urbanos, para efeito de cobrança da tarifa regulamentar, eram os seguintes: de um lado, a Cancela (Pedregulho) e o Largo da Segunda-Feira (Engenho Velho) e do outro, o areal da Rua das Laranjeiras e o final da Rua do Brocó, atual General Polidoro.
Fonte: Rio de Janeiro em seus 400 anos