TURISMO >> Histórias do Rio

  • Wakama, o navio cargueiro alemão afundado pela tripulação no litoral de Cabo Frio em 1940

    Da Redação em 22 de Janeiro de 2021    Informar erro
    Wakama, o navio cargueiro alemão afundado pela tripulação no litoral de Cabo Frio em 1940

    Desde o início da Segunda Guerra Mundial, os navios mercantes da marinha alemã tiveram restritas suas operações devido, em grande parte, à vigilância da Marinha Real Britânica.
     
    Muitas embarcações, no entanto, se encontravam atracadas em portos neutros muito antes do início do conflito.
     
    Algumas tentaram romper o bloqueio e, apesar de uma parte delas obter êxito, outras foram afundadas em alto mar pelos vasos de guerra franceses e britânicos, ou foram por fim afundadas por sua própria tripulação seguindo a orientação do almirantado alemão de que, não podendo a embarcação escapar, também não deveria ser tomada pelo inimigo.
     
    Atracamento no Brasil
     
    O Wakama chegou ao porto do Rio de Janeiro em 27 de agosto de 1939, cinco dias antes do começo oficial da guerra. Permaneceu atracado até o dia 11 de fevereiro de 1940, quando a tripulação decidiu tentar burlar o bloqueio.
     
    Com deslocamento de 3 771 toneladas, partiu com uma carga de 5 000 t de itens gerais, incluindo 20 000 caixas de banha e grande quantidade de arroz e minérios de ferro.
     
    Afundamento
     
    Em 12 de fevereiro, pouco tempo depois de abandonar o porto, e quando já se encontrava à altura de Cabo Frio, o navio começou a emitir desesperados sinais de SOS, para, instantes depois, silenciar.
     
    A mensagem foi recolhida pela estação de rádio do Farol de São Tomé, que a retransmitiu às autoridades. Vários navios, enquanto isso, dirigiram-se ao local de onde teria partido o sinal, nada encontrando.
     
    Especulou-se a princípio que o navio teria sido afundado pelo cruzador britânico HMS Hawkins (D86), que ancorara no Rio de Janeiro dias antes.
     
    O Wakama, na verdade, fora interceptado por uma aeronave de patrulha do cruzador HMS Dorsetshire (40). Ao ser ordenado que parasse, seus tripulantes incendiaram o navio e o abandonaram, antes de afundá-lo. A embarcação britânica recolheu, em seguida, os 10 oficiais e 36 marinheiros.
     
    Fonte: Wikipedia


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Piscina do Raposão, um lugar com muita história em Santa Teresa
      Saiba Mais
      1964, o ano da epidemia de "beijos" no carnaval carioca
      Saiba Mais
      Arquibancada do Clube Fluminense foi parcialmente demolida com o alargamento da Av. Pinheiro Machado
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO