Imagina passar a semana curtindo atrações sem gastar nada. Sem contar os custos de deslocamentos, isso é possível no Rio de Janeiro, uma cidade com muitas opções gratuitas todos os dias da semana.
A Agenda Bafafá elaborou um roteiro cronológico de segunda a domingo. A gratuidade inclui museus, rodinhas de samba e jazz e até roteiros guiados.
Vamos dar uma olhada?
Segunda
Que tal começar a semana com uma roda de choro da melhor qualidade no anexo do
Bar do Serginho, em Santa Teresa. O que começou como um encontro modesto, hoje reúne público fiel. Fica pertinho da Glória, fácil de chegar, mas evite ir de carro, pegue um táxi, uber ou mototaxi. Não tem cobrança de couvert, apenas a solicitação de uma contribuição espontânea e consciente para os artistas.
Terça
Pouca gente sabe, mas o
Forte de Copacabana tem entrada gratuita às terças
. É um dos lugares mais charmosos do Rio de Janeiro e a praia de Copacabana serve de moldura para este complexo que inclui museu, restaurantes, cafés, espetáculos culturais e eventos.
Quarta
Com entrada grátis às quartas, a
Casa Roberto Marinho reúne o acervo pessoal do falecido jornalista com 1.473 obras, um belíssimo jardim projetado por Roberto Burle Marx. O acervo tem como foco principal a arte brasileira, especialmente o Modernismo dos anos 1930 e 1940, além do Abstracionismo Informal. Entre as obras, Tarsila do Amaral, Lasar Segall, Cândido Portinari, José Pancetti, Ismael Nery, Alberto Guignard, Djanira, Di Cavalcanti, Milton Dacosta e Burle Marx.
Quinta
Free Walker Tours faz passeios gratuitos com grupos distintos para português, inglês e espanhol. Basta aparecer no relógio cinza histórico no centro do Largo da Carioca e procurar os guias de camiseta vermelha. Não é preciso reservar e o preço é colaborativo (este passeio acontece também todos os dias com a exceção de domingos).
Sexta
O Forró da Praça São Salvador, que acontecia às terças, mudou para sexta-feira. O evento é dos mesmos organizadores do forró no Largo da Glória, aos sábados. Pede-se para colaborar com o chapéu nos intervalos.
Sábado
O
Cantinho das Concertinas, no CADEG, é um ambiente português com certeza. Todos os sábados, a comunidade lusa faz a festa com música, comidas e bebidas típicas. Sem cobrança de ingresso. A impressão é a de estar em Portugal. Interessante é que, invariavelmente, músicos tocam amplo repertório de música portuguesa num palco, com direito a baile e cantoria. O público fica em volta aplaudindo e admirando. O ambiente tem ainda barraquinhas com lembranças da terrinha, inclusive pães e doces artesanais.
Domingo
A
Roda de Choro Arruma o Coreto acontece todos os domingos, na Praça São Salvador. Tombada como Patrimônio Cultural e Imaterial do Estado do Rio de Janeiro e da Cidade do Rio de Janeiro, respectivamente em 2018 e 2019. É o programa para quem gosta de música de qualidade feita com amor e dedicação, quase "religioso" aos domingos.