O Rio de Janeiro tem dessas coisas. Mesmo sendo uma cidade de seis milhões de habitantes ainda possui praias desertas e pouco frequentadas.
Algumas têm acesso somente por trilhas, outras por boas estradas asfaltadas. São passeios excelentes para os dias de semana quando o público é menor. Nos fins de semana é aconselhável chegar cedo para estacionar. É garantia de satisfação, principalmente em dias de verão. Bafafá selecionou sete praias que valem conferir!
Praias Búzios, Perigoso, Meio, Funda e Inferno
Para chegar nas praias “selvagens” no entorno de Guaratiba só mesmo por trilhas. Elas são conhecidas como Búzios, Perigoso, Meio, Funda e Inferno e estão localizadas dentro do Parque Estadual de Pedra Branca.
Vale demais a caminhada moderada pelo meio da mata à beira mar. O visual é inédito, um raro privilegio a 60km da Zona Sul. Um dos acessos a estas praias se dá por uma colônia de pescadores na Barra de Guaratiba, na Rua Parlon Siqueira, Praia do Canto.
O primeiro trecho de trilha tem 1,5km de extensão até as praias de Búzios e Perigoso, localizadas aos pés Pedra da Tartaruga que tem o formato do animal.
Na Praia do Perigoso se tem uma belíssima vista do Rio no extremo oposto ao que estamos acostumados com a Pedra da Gávea ao fundo. Vale muito a pena o esforço de 30 minutos para chegar ao topo da Pedra da Tartaruga onde o visual é estonteante.
No mesmo dia é possível percorrer as outras praias e voltar antes do pôr do sol. Detalhe: não tem nada para comer, leve o lanche.
Praia do Secreto
Paraíso escondido em meio a paredões rochosos e o mar, a Praia do Secreto (na foto) é na verdade uma piscina natural de 12 metros de extensão por cinco de largura sem faixa de areia. Para chegar é preciso percorrer uma trilha e descer um paredão rochoso de 15 metros de altura em declive.
Prainha
A Prainha, como o próprio nome diz é uma pequena faixa de areia com 700 metros extensão de mar forte e água cristalina. Preferida dos surfistas, tem boa estrutura: quiosques, banheiros com vestiários, chuveiro, guarda vidas e um parque municipal para ser explorado. Vale a pena conhecer. Mas, detalhe: poucas vagas de estacionamento, é recomendável chegar bem cedo em dias de sol! Não tem transporte público para chegar, só mesmo de carro. O visual e a "vibe" são ótimos e com certeza a sua experiência por lá vai ser ótima.