Até 11 de dezembro, o Aquário Marinho do Rio de Janeiro – AquaRio , recebe a exposição imersiva "Oceano Sem Fronteiras", uma experiência lúdica que mostra a grandiosidade dos mares e suas profundezas, propondo reflexões sobre como podemos garantir uma relação sustentável e saudável com esse ecossistema único.
A experiência provoca reflexões sobre a necessidade de promover a conscientização global sobre as ameaças ao Oceano, e apresenta a ciência e a educação como soluções para o uso sustentável dos recursos marinhos.
A exposição, que acontece dentro da Década da Ciência Oceânica para o Desenvolvimento Sustentável estabelecida pela ONU (2021 - 2030), é realizada pela Deeplab Project em parceria com a Metaverse Agency, e produzida pela Dellarte Soluções Culturais.
"Mais do que levar à nossa audiência arte, ciência e tecnologia, queremos engajar o público chamando-o à ação em relação à conservação do Oceano. Nossa ideia é que o visitante tenha diferentes sensações e reflexões em relação aos mares: seja por sua beleza e biodiversidade, por seus segredos e mistérios, por seus problemas e suas consequências - e buscando soluções para esses dois últimos temas;", afirma Eduardo Carvalho, curador da exposição.
Instalada em um espaço de 170m², apresenta conteúdos diversos, mapas e painéis sobre a economia oceânica, o litoral brasileiro, a relação dos humanos com o mar, além de alertar para problemas que afetam a biodiversidade - com consequências para a população global.
"A mostra nos lembra que somos parte de um ecossistema integrado, e que não estamos à parte dele.", diz Felipe Reif, sócio da Deeplab Project.
Programa para toda a família, "Oceano sem Fronteiras" traz ainda uma experiência imersiva, em que o visitante poderá interagir com projeções, que o levarão a um mergulho com seres marinhos, a entender como é possível proteger o Oceano.