Um casarão de 1845 abriga o Centro Cultural Cazuza, em Vassouras. O local foi residência da mãe de Cazuza, Lucinha Araújo e de nomes expoentes do município, entre eles, o Barão de Itambé, além de ter abrigado clubes e colégios.
Foi neste local que Lucinha conheceu seu marido, o empresário João Araújo. Para marcar esse vínculo familiar, foi instalado no centro cultural o busto de Maria Rangel de Araújo, educadora e fundadora do Colégio de Vassouras e avó de Cazuza.
Em 2017, o prédio foi adquirido pela prefeitura e restaurado por Lucinha Araújo para homenagear o filho. O espaço possui salas de exposições, salas multimidias, biblioteca e uma ala permanente com objetos, indumentária, fotos, documentos, letras de música e prêmios do artista.
Depois da reforma o espaço passou a se chamar Centro Cultural Cazuza. Ali estão expostos peças de roupas, fotos e até uma escrivaninha que o artista usou na infância. O prédio abriga também exposições e diversas atrações artísticas.
O Centro Cultural Cazuza fica no centro histórico da cidade é hoje um dos principais espaços públicos para abrigar mostras, exposições, concertos, encenações e congrega as artes e os artistas vassourenses. O local tem visitas guiadas gratuitas.
Fonte: VisitVassouras