TURISMO >> Passeios

  • Conde d'Eu é a maior cascata em quedra-livre do estado com 127 metros

    Da Redação em 04 de Fevereiro de 2022    Informar erro
    Conde d'Eu é a maior cascata em quedra-livre do estado com 127 metros

    A Cascata Conde d'Eu, no municipio de Sumidouro, é a maior cascata em queda-livre do estado do Rio de Janeiro, com 127 metros de altura. 
     
    É acidente geográfico do rio Paquequer, que nasce no município de Sumidouro, e deságua na margem direita do Rio Paraíba do Sul. Localiza-se próximo ao distrito de Dona Mariana, no citado município.
     
    Foi nomeada em 17 de maio de 1877 por Pedro II do Brasil, em homenagem ao Conde d'Eu, marido da Princesa Isabel, em um suntuoso almoço sob o elegante barracão em frente à cascata, extasiados com a exuberante beleza do atrativo.
     
    Ao longo dos séculos, a precipitação d'água em grande elevação e volume escavou uma ampla garganta na rocha, formando, em sua base, um poço com cerca de 30 metros de diâmetro. O impacto das águas sobre o referido poço molda uma nuvem de água ascendente, semelhante a um véu, que alcança expressiva altura e umedece a vegetação do vale.
     
    A uma centena de metros abaixo, grandes rochas arredondadas pela erosão formam pequenas cachoeiras, cercadas de vegetação típica e poços rasos em leito de areia onde as águas correm serenas. A freqüente formação de arco-íris completa a impressionante beleza local.
     
    A paisagem circundante é constituída por formações geológicas íngremes, onde se encontra, ainda preservada, uma pequena amostra de vegetação primária da Mata Atlântica.
     
    Fonte: Wikipedia e Turismorj

    VÍDEOS

    Cascata Conde D´Eu


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Aeroporto Tom Jobim tem ônibus direto para Búzios
      Saiba Mais
      Pão de Açúcar: nascer do sol e café da manhã ao som de saxofone
      Saiba Mais
      Arcos da Ladeira do Leme: defesa do Rio no século 18
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Amelia Ribeiro dos Santos:
        Quanto


DIVULGAÇÃO