O Forte Duque de Caxias, mais conhecido como Forte do Leme, retornou as atividades. Após 6 meses com as suas portas fechadas, mediante a necessidade de contribuir com as medidas preventivas de combate à COVID-19, a fortificação passou por um processo de readequação para atender as regras de segurança e higiene, buscando preservar os seus visitantes.
Além de álcool gel disponível, a obrigatoriedade do uso de máscaras e o controle da quantidade de visitantes, o Forte passou por um processo de desinfecção, realizado pelo 1°Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear no dia 1° de setembro.
O Forte Duque de Caxias (FDC) fica localizado no alto do Morro do Leme, cercado pela mata atlântica, em meio a área de proteção. O acesso ao sítio histórico é realizado por meio de uma trilha de 800m. Na vista panorâmica, contempla-se toda a orla de Copacabana, Morro do Pão de Açucar, Cristo Redentor, Niterói e outras fortificações.