No dia 9 de novembro o estado do Rio de Janeiro celebra o aniversário de 133 anos do último baile na Ilha Fiscal com palestra gratuita que dará um voucher válido por dois anos para conhecer a Ilha Fiscal após a sua reabertura.
A série de palestras gratuitas são promovidas pelos projetos "Galeota Real - Exposição na llha Fiscal" e "Uma Jóia na Baía: recuperação estrutural, conservação e restauração do conjunto arquitetônico da Ilha Fiscal", com apoio do Museu Naval, e fazem parte dos preparativos para reabertura do espaço, que acontecerá no primeiro semestre de 2023.
A ilha, que passa por mudanças de estrutura, foi cenário da antiga festividade que marcou o calendário brasileiro por ocorrer dias antes da extinção da monarquia no país. O rei Dom Pedro II promoveu a luxuosa festa no ano de 1889 como uma forma de homenagear as bodas de prata da princesa Isabel e do Conde d’Eu.
A Proclamação da República foi firmada oficialmente em 15 de novembro e o baile que ocorria nos dias anteriores representava um dos momentos de força do reinado. O último baile da Ilha Fiscal é um episódio da história brasileira que até hoje encanta e reverbera desdobramentos para historiadores, pesquisadores, artistas e curiosos.
A Ilha Fiscal integra, desde 1913, o Complexo Cultural da Diretoria do Patrimônio Histórico e Documentação da Marinha (DPHDM).
Desde então, o espaço é palco para exposições, solenidades extraoficiais e cartão-postal para amantes da fotografia.
Os debates irão abordar tópicos como a importância da preservação de patrimônios culturais, turismo militar e demais curiosidades da ilha.
Os participantes poderão ter uma experiência de imersão na cultura da marinha brasileira por meio de entidades locais e especialistas do tema.