Emancipado em 1991, Japeri, na Região Metropolitana do Rio, faz parte dos jovens municípios brasileiros com grande potencialidade turística. Distante a apenas 70km da capital, o município ocupa uma área de 82km2 entorno da Mata Atlântica.
Seu nome indígena vem de uma planta semelhante ao junco, nos pântanos da região e era chamada de yaperi pelos índios.
Seu principal cartão de visita é a antiga estação ferroviária inaugurada por D. Pedro II em 1858. Mas, nos esportes a região caiu no gosto. O lugar é muito procurado para a prática de voo livre, rapel, canoagem, trilhas, além de passeios às cachoeiras, entre elas, a da Saudade.
Os voos livres de parapente e asa-delta são no Pico da Coragem, com 520 metros de altura. No local, há três rampas naturais e é possível fazer o voo individual ou em dupla. O caminho até as rampas é por uma trilha com cachoeiras, também usada para prática de caminhadas.
Outro destaque é o único campo público de golfe do país que chegou a ser palco de abertura do Rio Open, a maior disputa de footgolf do Brasil.
O footgolf é um esporte novo, praticado de forma semelhante ao golf, porém chutando uma bola de futebol ao invés de bater as tacadas. Ganha o jogador que terminar o circuito com o menor número de chutes.
A temperatura média anual de Japeri é de 32ºC e sua população é de 106 mil habitantes, entre eles o cantor Zeca Pagodinho que tem sítio no local. Os encontros musicais em sua casa são antológicos. Um lugar aconchegante ao pé da Serra de Petrópolis.