TURISMO >> Passeios

  • Jardim Botânico do Rio lança Trilha de monumentos históricos e sítios arqueológicos

    Da Redação em 12 de Junho de 2021    Informar erro
    Jardim Botânico do Rio lança Trilha de monumentos históricos e sítios arqueológicos
    Local: Jardim Botânico do Rio de Janeiro
    ENDEREÇO: Rua Jardim Botânico, 1008 - Jardim Botânico
    DETALHES: rDevido às medidas de enfrentamento da pandemia da Covid-19, as visitas ao Jardim Botânico devem ser agendadas previamente pelo email agendamentovisita.jbrj.gov.br
    Em comemoração aos 213 anos de sua fundação, o Jardim Botânico do Rio de Janeiro lançará, neste domingo (13/6), às 10h, a Trilha do Patrimônio do JBRJ.
     
    A Trilha apresenta os principais monumentos e cinco sítios arqueológicos que contam a história bicentenária da instituição. Durante o evento, também será inaugurada uma exposição sobre a Trilha no Centro de Visitantes do JBRJ.
     
    O evento faz parte do calendário do 27º Congresso Mundial de Arquitetos (UIA-RIO 2021), e representa um marco para a promoção da importância histórico-cultural do JBRJ, instituto de pesquisas referência nacional para o estudo e conservação da flora e importante ponto turístico do Rio de Janeiro, que recebe mais de 500 mil visitantes anualmente.
     
    Promovido pela União Internacional de Arquitetos (UIA) desde 1948, o congresso ocorre pela primeira vez no Brasil e é o maior evento mundial da arquitetura e urbanismo do mundo.
     
    A Trilha do Patrimônio é composta por 11 pontos – 10 localizados no arboreto e um, o Solar da Imperatriz, no Horto -, que contribuíram para a formação do Jardim Botânico ao longo de 445 anos.
     
    O ponto de partida é o prédio mais antigo da Zona Sul do Rio, onde hoje funciona o Centro de Visitantes do JBRJ, construído em 1576, ou seja, 232 anos antes da data de fundação do Jardim, em 1808.
     
    Ali, originalmente era a sede do Engenho da Nossa Senhora da Conceição da Lagoa, que também abrangia os bairros da Lagoa Rodrigo de Freitas, Jardim Botânico, Ipanema, Leblon, Gávea e parte de Copacabana, além do atual Parque Nacional da Tijuca. Na sede, morava Rodrigo de Freitas, o dono do engenho.


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Forte de Gragoatá, em Niterói, o segundo mais antigo da Baía de Guanabara
      Saiba Mais
      Sandboard, uma experiência incrível em duna isolada de Cabo Frio
      Saiba Mais
      Iguaba Grande vai ter mirante municipal com complexo gastronômico
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO