Se tem um lugar que sintetiza bem as belezas do Rio de Janeiro, esse lugar é a Lagoa Rodrigo de Freitas. Situada no coração da Zona Sul, entre a serra e o oceano, esse espaço tem uma das vistas mais lindas do mundo.
São 7,8 km de área verde com ciclovia, jardim, quadras esportivas, parque infantil, pista de skate e espaço para diversão com toda a família.
Perfeita para caminhar, pedalar (bicicletas podem ser alugadas no local), praticar esportes, andar de pedalinho, fazer piquenique, fotografar ou simplesmente contemplar a natureza. Sua lagoa é tradicionalmente utilizada para esportes náuticos como remo, canoagem e iatismo e, por isso, existem vários clubes destinados a essas práticas.
Atração à parte, no Parque da Catacumba fica localizado o ParCão da Lagoa, espaço destinado à socialização dos cãezinhos, um dos poucos do Rio. No local são feitos diversos eventos especiais para os peludos, é só ficar atento às agendas.
Quem busca um passeio mais radical, no Parque dos Patins fica o heliponto da Lagoa onde você pode contratar pacotes de voos panorâmicos em pontos turísticos Rio. Mas, se o programa for com fraldas e mamadeiras, o Baixo Bebê, na altura da Igreja Santa Margarida Maria é a melhor área para ficar.
A Lagoa tem um charmoso centro gastronômico com quiosques de diversas especialidades. Alguns têm música ao vivo à noite, tornando o lugar ideal para namorar ou encontrar os amigos.
No final do ano, a Lagoa ganha uma atração a mais, a Árvore Iluminada de Natal que faz parte do calendário turístico do Rio e atrai milhares de visitantes ao local.
Recentemente, o local ganhou uma unidade de policiamento intitulada Lagoa Presente com policiamento ostensivo a pé, com motos e bicicletas dando um pouco mais de segurança aos frequentadores, mas é sempre bom ficar atento, pois o lugar é muito grande.
O acesso é fácil, tem vários estacionamentos legalizados, mas, como em dias quentes ficam bem concorridos, recomendamos chegar cedo para não pegar fila. Dá para ir de ônibus (pesquise aqui) ou de metrô e sair na estação Cantagalo (mais perto) ou Gal Osório (uma caminhada maior).
Nossa dica é que assistam ao pôr do sol às margens da lagoa. É simplesmente lindo, revigorante e um verdadeiro colírio para os olhos. E não esqueçam de levar a câmera, o lugar é cinematográfico.
Um ponto negativo é a falta de banheiros públicos para os visitantes.