TURISMO >> Passeios

  • Memorial de Pediatria Brasileira no Cosme Velho

    Da Redação em 17 de Maio de 2017    Informar erro
    Local: Memorial de Pediatria Brasileira
    ENDEREÇO: Rua Cosme Velho, 381
    CONTATO: 21 2245-3110
    DETALHES:

    9h às 16h (segunda-feira à sexta-feira)

    LINK: Clique aqui e visite o site
    Pouquíssimo conhecido do carioca, o Memorial da Pediatria Brasileira está localizado na Casa da Bica da Rainha, uma construção histórica no bairro do Cosme Velho, cercada de um bucólico e tranquilo jardim. É um espaço cultural interativo, que tem por objetivo contribuir para a reflexão, a pesquisa e para o debate na área de Pediatria. O Memorial abriga um museu, exposição interativa permanente sobre a história da Pediatria brasileira, uma biblioteca e um centro de pesquisa e documentação que contam com aproximadamente 15 mil itens.

    A exposição aborda desde os aspectos da relação do adulto com a criança na cultura indígena e entre brancos e negros, até o ensino da Pediatria. São mais de 60 painéis informativos, fotos, objetos, vídeos e outros recursos audiovisuais. A exposição registra ainda a instalação de hospitais e postos de puericultura, a ação dos Departamentos da Criança Nacional e Estaduais, as leis que se ocuparam das questões da infância no Brasil, as modernas técnicas de prevenção e tratamento, os serviços de atendimento a crianças portadoras de deficiências e os aspectos mais expressivos das ações da Pediatria contemporânea. As campanhas de imunização, de aleitamento materno, do soro caseiro e de prevenção de acidentes e violência também podem ser vistas pelo público.

    Na entrada da casa está localizada a Bica da Rainha, construída em meados do século XIX para canalizar as águas de uma nascente às quais eram atribuídas qualidade terapêuticas. A bica recebeu este nome por ser frequentada por D. Maria, a Louca, mãe de D. João VI, e por sua nora Dona Carlota Joaquina, em 1808. Acredita-se que a expressão “Maria vai com as outras” tenha surgido a partir deste fato, já que D. Maria fazia as visitas sempre acompanhada de suas damas de companhia.

    Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria


    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Praia do Secreto, piscina natural no Pontal
      Saiba Mais
      Galpão do Instituto dos Arquitetos do Brasil
      Saiba Mais
      Mirante das Paineiras
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA