Pouquíssimo conhecido do carioca, o Memorial da Pediatria Brasileira está localizado na Casa da Bica da Rainha, uma construção histórica no bairro do Cosme Velho, cercada de um bucólico e tranquilo jardim. É um espaço cultural interativo, que tem por objetivo contribuir para a reflexão, a pesquisa e para o debate na área de Pediatria. O Memorial abriga um museu, exposição interativa permanente sobre a história da Pediatria brasileira, uma biblioteca e um centro de pesquisa e documentação que contam com aproximadamente 15 mil itens.
A exposição aborda desde os aspectos da relação do adulto com a criança na cultura indígena e entre brancos e negros, até o ensino da Pediatria. São mais de 60 painéis informativos, fotos, objetos, vídeos e outros recursos audiovisuais. A exposição registra ainda a instalação de hospitais e postos de puericultura, a ação dos Departamentos da Criança Nacional e Estaduais, as leis que se ocuparam das questões da infância no Brasil, as modernas técnicas de prevenção e tratamento, os serviços de atendimento a crianças portadoras de deficiências e os aspectos mais expressivos das ações da Pediatria contemporânea. As campanhas de imunização, de aleitamento materno, do soro caseiro e de prevenção de acidentes e violência também podem ser vistas pelo público.
Na entrada da casa está localizada a Bica da Rainha, construída em meados do século XIX para canalizar as águas de uma nascente às quais eram atribuídas qualidade terapêuticas. A bica recebeu este nome por ser frequentada por D. Maria, a Louca, mãe de D. João VI, e por sua nora Dona Carlota Joaquina, em 1808. Acredita-se que a expressão “Maria vai com as outras” tenha surgido a partir deste fato, já que D. Maria fazia as visitas sempre acompanhada de suas damas de companhia.
Fonte: Sociedade Brasileira de Pediatria