O Morro São João é um vulcão extinto, localizado em Barra de São João, distrito de Casimiro de Abreu. Possui 816 metros de altitude, de acordo com o marco do IBGE e, do topo, podem ser vistos vários municípios da Baixada Litorânea, como Rio das Ostras, Cabo Frio e Búzios.
Apesar de ser conhecido como um vulcão extinto há controvérsias. No Congresso Brasileiro de Geologia em 2006 foi negada a hipótese do vulcão. Isso porque as rochas expostas comprovariam que esse corpo geológico é originado de atividade magmática que se introduziu por quilômetros de profundidade.
Após o resfriamento magmático e surgimento regional, a estrutura geológica profunda aparece hoje em dia na superfície da Terra. Isto é, houve vulcanismo no passado, porém o vulcão foi completamente eliminado. A forma do morro seria devida à erosão diferencial.
Vulcão ou não, o Morro de São João, é uma atração turística. É possível fazer uma trilha em meio à Mata Atlântica nativa de aproximadamente seis quilômetros, ida e volta.
Guias falam da fauna do local, entre eles o macaco Bugio (também conhecido como Guariba), cobras, lagarto Teiú, esquilo, porco espinho e tatus são alguns que fazem parte do habitat do São João.