Reabriu as portas em Petrópolis, o Museu Casa de Santos Dumont. O imóvel estava com muito mofo, infiltração e cupim e passou por uma grande reforma que garante a segurança da casa e do acervo que conta com mais de 200 peças.
Tanto a fachada, incluindo o telhado quanto a parte interna da Casa de Santos Dumont e do Centro Cultural 14 Bis passaram por reforma. Todo o projeto foi aprovado pelo Instituto Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e financiado com recursos próprios do município.
Além disso, o acervo também ganhou peças novas como a bandeira original que o Santos Dumont hasteava, mobiliário, quadro com a família (pai, mãe e irmãos), carta com o pedido da terra para a construção da casa, entre outros.
A Encantada foi construída em 1918, sendo projetada pelo próprio Santos Dumont. O imóvel localizado na Rua do Encanto foi a casa de verão do Pai da Aviação. Após sua morte, em 23 de julho de 1932, a família doou a casa para a Prefeitura de Petrópolis para que fosse transformada em Museu, em 1956, e assim guardasse para sempre as memórias do Pai da Aviação.
O Museu Casa de Santos Dumont recebe cerca de 10 mil pessoas por mês. O acervo conta com itens pessoais do Pai da Aviação, como o chapéu, além de invenções, como relógio de pulso e o chuveiro. Chama a atenção na casa as escadas, na entrada e no interior do imóvel, construídas com degraus em forma de raquete, que só se pode acessar começando com o pé direito.
Fonte: Prefeitura de Petrópolis