Esse é um dos parques municipais menos conhecidos do Rio de Janeiro. O Parque Natural Municipal Chico Mendes fica localizado pertinho do pontal do Recreio dos Bandeirantes.
Ocupando uma área de 400 mil metros quadrados, e apesar da poluição o local é habitat de jacarés de papo amarelo e abriga espécies como capivaras, bicho-preguiça, tartarugas, dezenas de pássaros e borboletas, variedade de plantas e árvores.
No meio do parque existe a Lagoinha das Tachas, de água doce, coberta com gigoias e no entorno muitas trilhas para caminhar e relaxar conectado com a natureza exuberante.
O local abriga plantas como a taboa e samambaia-do-brejo, além de aves como jaçanã, frango d’água, socozinho, além de espécies de garças.
Criado em 1989, o parque leva o nome do conceituado ambientalista amazonense. É um dos últimos fragmentos de restinga da cidade do Rio de Janeiro e tem excelente infraestrutura que inclui estacionamento, bicicletário, parque infantil, horto, bebedouros e centro de visitantes com exposições permanentes. E o melhor: com segurança efetiva da Guarda Municipal.
É ideal para passear, caminhar, fazer piqueniques, ler e curtir a natureza. No local é possível agendar visitas guiadas para grupos entre 10 e 50 pessoas. É dotado ainda de viveiros com animais resgatados que são posteriormente devolvidos ao ambiente natural.