A Pedra da Panela é um monólito de 195 metros de altura situado na Baixada de Jacarepaguá, Zona Oeste do Rio de Janeiro. Está localizada entre os bairros do Anil, Gardênia Azul e Rio das Pedras, em Jacarepaguá.
A Pedra recebeu esse nome em decorrência de seu peculiar formato, que se assemelha a uma panela, tanto que suas vias de escalada possuem nomes de comidas.
O seu topo possuí uma pequena vegetação típica da Mata Atlântica, assim como o seu entorno. Vale ressaltar também que essa área é de grande importância, pois se trata de uma das poucas áreas desse bioma que permanece intacta.
A Pedra da Panela foi tombado pelo antigo Estado da Guanabara em 1969 e pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural como monumento natural através do Decreto N° 3046 de 27 de Abril de 1981, sendo indicada como Subzona A-11.
É considerada de preservação ambiental dos monumentos naturais tombados e das paisagens locais não passiveis e aproveitamento a qualquer título por parcelamento ou edificações.
É um monumento natural que confere singularidade à paisagem predominantemente plana e horizontal da Baixada de Jacarepaguá, destacando-se pela sua beleza cenográfica. Na ocasião do tombamento, o magnífico maciço rochoso encontrava-se ameaçado por empresas de exploração mineral.
O lugar tem várias vias de escalada, mas em estado ruim de conservação.
Fonte: Inepac e Wikipedia