O Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado está localizado no município de Silva Jardim, a cerca de 130 quilômetros da cidade do Rio de Janeiro.
A principal estrela é o mico-leão-dourado, uma espécie símbolo da conservação da natureza no Brasil e no mundo. Todos os atrativos estão relacionados ao seu habitat, a Mata Atlântica, e às ações de conservação para salvar a espécie do risco de extinção. São diversas opções de trilhas, mirantes e oportunidades para contemplação da natureza.
A área, uma antiga fazenda repleta de pastagens, foi comprada em 2017 pela AMLD, com o objetivo de promover a restauração florestal para conectar o viaduto vegetado, estrutura única de passagem de fauna no Brasil que cruza a rodovia BR-101, com a Reserva Biológica de Poço das Antas.
Mais de 90 hectares da propriedade foram restaurados pela Associação nos últimos anos para fazer a Mata Atlântica renascer onde antes era pasto.
De um mirante acessível por trilha dentro do Parque, o visitante poderá avistar de cima o viaduto vegetado e entender melhor a dimensão deste esforço de restauração e conexão dentro do habitat do mico-leão-dourado.
“A ideia do parque é compartilhar todo esse trabalho que existe por trás da conservação do mico-leão-dourado, desde a restauração florestal, a agroecologia e o estabelecimento de corredores florestais. Além disso, queremos promover a valorização da Mata Atlântica e da biodiversidade, e estimular o ecoturismo, como uma estratégia de desenvolvimento local aliada à conservação da natureza”, destaca o secretário-executivo da AMLD, Luís Paulo Ferraz.
O secretário-executivo reforça que, mais do que apenas visitar uma área com atrativos naturais, o objetivo do Parque Ecológico Mico-leão-dourado é fazer com que as pessoas tenham uma experiência de conservação e restauração da natureza.
Entre as atrações do parque, o circuito em um veículo 4x4, com capacidade para até 10 visitantes. O percurso inclui o lago, o Mirante do Viaduto Vegetado e a Torre da Restauração. É realizado apenas uma vez por dia para não perturbar os animais. Este passeio, comprado presencialmente no parque, é preferencial para visitantes com dificuldade de locomoção.
É obrigatório o comprovante de vacina de Covid (mínimo duas doses) de cada um dos visitantes, além de comprovante de vacinação contra a febre amarela (letal para os micos).
A entrada do parque é no sentido Silva Jardim, na altura do km 219 da BR 101 para quem vem do Rio de Janeiro. É preciso fazer o retorno mais adiante na rodovia.
Email: ecoturismo@micoleao.org.br
Fonte e fotos: Associação Mico Leão Dourado