Localizado numa área de 405 mil m² em Barra de Guaratiba, o Sítio Roberto Burle Marx abriga uma das mais importantes coleções de plantas tropicais e semitropicais do mundo. Além dos belíssimos jardins, o espaço realiza concertos musicais, cursos e exposições durante todo o ano.
As visitas são sempres guiadas, de terça a sábado, exceto feriados, e é preciso fazer um agendamento pela
plataforma do sítio. Os horários são 9h30 e 13h30, com o valor de R$ 10. O passeio tem duração de 90 minutos.
A visita é realizada a pé, contemplando os jardins, a casa e os espaços originalmente utilizados por Roberto Burle Marx, além das demais edificações do Sítio. O trajeto, de 1.800 metros, tem trechos em aclive; as pessoas com dificuldade de locomoção podem percorrer esses trechos em um veículo elétrico, específico para esse fim.
Adquirido em 1949 por Roberto Burle Marx, o terreno era uma grande plantação de bananas com algumas construções em ruínas. O paisagista recuperou o solo e o transformou no grandioso jardim, que hoje abriga cerca de 3.500 espécies de plantas de diversos locais.
Árvores e plantas foram minuciosamente plantadas de acordo com seus tipos, cores, contrastes, sempre levando em consideração as condições naturais do terreno, a fauna e a flora nativas.
Além do acervo botânico, o sítio possui belíssimas edificações. Todas com seu toque artístico e aproveitamento de material de demolição de construções do Centro do Rio. Conseguiu levar fachadas inteiras de pedra, bem como uma imponente porta de madeira que está na casa principal, onde Burle foi morar a partir de 1973 e hoje é o museu.
O acervo possui mais de 3.000 itens, incluindo obras do próprio Roberto. Estão expostas imagens sacras barrocas em madeira policromada, cerâmicas primitivas pré-colombianas, carrancas, esculturas em madeira e cerâmica do Vale do Jequitinhonha (MG), cristais, vidros decorativos, fósseis, conchas e até uma ilustração de Picasso.
Tem ainda o ateliê, espelhos d’água e a capela Santo Antônio da Bica, datada de 1681 e toda restaurada pelo paisagista. Ali são realizadas missas e casamentos.
No 13 de junho, dia de Santo Antônio, a comunidade de Guaratiba tradicionalmente faz uma procissão religiosa do portão da entrada do sítio até a capela. Ao final da missa, as crianças fazem a coroação de Santo Antônio.
O artista, falecido em 1994, não presenciou o tombamento integral do Sítio, em 2000. Mas, cumpriu-se a intenção de Burle Marx de preservar suas experiências, criar uma escola de paisagismo, botânica e artes em geral, e transmitir o seu principal legado: saber fazer jardins.
O local foi pré-selecionado pela Unesco para virar Patrimônio da Humanidade e é reconhecido como patrimônio cultural brasileiro desde 1985. Além de paisagista, Roberto Burle Marx era pintor, desenhista, designer, escultor e cantor.
- Como chegar de BRT: Descer na estação Ilha de Guaratiba e de lá pegar o ônibus 867. Outra opção é chamar Uber ou outro aplicativo. Fica a uns 10 min da estação.
- Agendamento: https://sitio-roberto-burle-marx.reservio.com/