TURISMO >> Passeios

  • Três fortes imperdíveis de conhecer no Rio de Janeiro

    Da Redação em 28 de Agosto de 2021    Informar erro
    O roteiro de fortes e fortalezas é obrigatório para quem conhecer em detalhes a história do Rio de Janeiro. Bafafá apresenta três opções, sendo duas gratuitas, que fazem a diferença. Vamos conferir?
     
     
    Forte Duque de Caxias
    O Forte Duque de Caxias, mais conhecido como Forte do Leme, passou por um processo de readequação para atender as regras de segurança e higiene, buscando preservar os seus visitantes.
     
    Além de álcool gel disponível, a obrigatoriedade do uso de máscaras e o controle da quantidade de visitantes, o Forte passou por um processo de desinfecção, realizado pelo 1°Batalhão de Defesa Química, Biológica, Radiológica e Nuclear no dia 1° de setembro.
     
    O Forte Duque de Caxias (FDC) fica localizado no alto do Morro do Leme, cercado pela mata atlântica, em meio a área de proteção. O acesso ao sítio histórico é realizado por meio de uma trilha de 800m. Na vista panorâmica, contempla-se toda a orla de Copacabana, Morro do Pão de Açucar, Cristo Redentor, Niterói e outras fortificações.
     
    Praça Almirante Julio de Noronha (Pedra do Leme) - Leme
    Funcionamento: de terça-feira a domingo, das 9h30 às 16h - Grátis (não é preciso agendar)
    (21) 3223-5033
     
    Forte de Copacabana
    Pouca gente sabe, mas o Forte de Copacabana tem entrada gratuita às terças. É um dos lugares mais charmosos do Rio de Janeiro e a praia de Copacabana serve de moldura para este complexo que inclui museu, restaurantes, cafés, espetáculos culturais e eventos.
     
    Passear pelas alamedas do antigo forte é pura história. O prédio começou a ser construído em 1908 onde então existia a Igreja de Nossa Senhora de Copacabana. Inaugurado em 1914, era a mais poderosa fortificação da América Latina com canhões de 190mm e 305mm.
     
    Ao longo do século XX, o Forte de Copacabana vivenciou diversos episódios que o tornaram parte da história do Brasil, como o Movimento Tenentista de 1922, conhecido como Levante dos 18 do Forte; a Revolução de 1930, quando serviu de prisão para o Presidente da República deposto, Washington Luís; e no golpe de 1964 ao abrigar reuniões com o objetivo de depor Jango.
     
    O local possui uma filial da Confeitaria Colombo onde é possível tomar café da manhã, almoçar e apreciar um chá da tarde. A alameda principal abriga concertos de música clássica, roda de choro, corais, etc.

    OBS: valor do ingresso em jan/20

    Praça Coronel Eugênio Franco nº 1 - Posto 6 / Copacabana                                                            Ingresso: R$ 6. Idosos e professores pagam meia. Militares grátis. Aberto de terça a domingo e feriados, das 10h às 20h.

    Fortaleza de São João
    O local é pura história. Foi lá que Estácio de Sá fundou o Rio de Janeiro em 1º de março de 1565 e construiu as defesas da cidade contra as investidas francesas. O público pode visitar as instalações agendando previamente.
     
    A Fortaleza é constituída por três redutos (pequenos fortins também chamados de Baterias) e um grande Forte, o Forte São José, de 1578 – o terceiro forte mais antigo do país. Os visitantes podem ainda conhecer o morro Cara de Cão, considerado Área de Preservação Ambiental pelo IBAMA e o Museu do Desporto do Exército, já que a Fortaleza foi o primeiro Centro de Capacitação Física do Brasil. 
     
    As visitas são acompanhadas por um guia que vai explicando a história do local. É recomendável levar chapéu ou boné, água e protetor solar já que 2km (ida e volta) separam o conjunto principal por uma estrada à beira da Baía da Guanabara.
     
    Além do uso obrigatório de máscara quem acessa o local precisa ter a temperatura medida e utilizar álcool gel. 
     
    Visitas agendadas: de terça a domingo 09h e 14h (recomendável agendar na véspera).
    Av. João Luís Alves - Urca - Grátis
    (21) 2586-2291

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Festa de São Pedro em São Pedro da Serra
      Saiba Mais
      Museu Nacional de Belas Artes: grátis aos domingos
      Saiba Mais
      Museu de Arte do Rio: joia carioca
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

    Banner Pets

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO









#AGENDABAFAFA