No próximo dia 19, é comemorado o Dia dos Povos Indígenas. Para celebrar a data, a atração das Trilhas de Sexta - Track Fridays - no mês de abril no Jardim Botânico do Rio é a Trilha Indígena. O trajeto guiado a pé gratuito tem duração de cerca de duas horas.
A Trilha Indígena está representada por 17 espécies vegetais cultivadas no arboreto do Jardim, como a vitória-régia (Victoria amazonica), o urucum (Bixa orellana), o açaí (Euterpe oleraceae), entre outras. Essas espécies são utilizadas e manejadas há centenas de anos por diversos povos indígenas no Brasil.
O principal objetivo da trilha é sensibilizar para a importância de reconhecer, conservar, proteger e perpetuar o conhecimento indígena sobre o uso de plantas. Ao participar do passeio, o visitante receberá informações sobre as espécies. As sementes e rizoma subterrâneo da vitória-régia, por exemplo, são comestíveis.
Já as sementes trituradas do urucum servem como condimento e corante alimentar. Delas, os indígenas fazem tintura vermelha, para pintura corporal e de tecidos. Dos frutos do açaí são preparados alimentos e bebidas. Das folhas se fazem cestarias, vassouras e telhados. O estipe (caule) tem uso na construção civil, as sementes em artesanato, e o óleo das sementes em culinária e cosmética.
As saídas para a Trilha Indígena são às 10h, do Centro de Visitantes, e não é necessário agendamento prévio. Há apenas cobrança de ingresso para o arboreto (R$ 18).
Trilha Indígena guiada e gratuita
Horário: 10h
Ponto de encontro: Centro de Visitantes
Rua Jardim Botânico, 1008.