TURISMO >> Passeios

  • Um dia de passeios no Rio de Janeiro gastando pouco e curtindo muito

    Da Redação em 18 de Dezembro de 2023    Informar erro
    Um dia de passeios no Rio de Janeiro gastando pouco e curtindo muito

    Pedra do Sal, conhecida por “Pequena África”


    Muita gente não se dá conta, mas o Rio é uma das cidades que mais tem opções de lazer gratuitas ou baratinhas do mundo! Difícil mesmo é ficar só num dia. Fizemos um roteiro econômico de passeios no Rio.
     
    Imaginamos uma pessoa disposta a curtir um dia bem carioca, gastando pouco e curtindo muito. Isso não é impossível Então, vamos, lá! 
     
    MANHà
    O Parque do Flamengo, mais conhecido como aterro, é um dos maiores complexos de lazer da cidade, ideal para aproveitar um dia de sol e fazer atividades ao ar livre. A área – que vai do Aeroporto Santos Dumont, no Centro, até o início da praia de Botafogo, passando pelos bairros da Glória e do Flamengo – é procurada, principalmente nos finais de semana, para a prática de esportes como caminhada, corrida, bicicleta, skate, patins e outros. Há dois anos a área ficou segura com policiamento especial do projeto Aterro Presente com mais de 200 PMs se revezando em viaturas, bicicletas e a pé. Ainda assim, como é muito grande, evite áreas desertas.
     
    TARDE 
    Pule para o Largo São Francisco da Prainha, pertinho da Praça Mauá. O local, berço do samba no Rio de Janeiro, tem vários bares que espalham mesas e cadeiras na calçada. O cardápio é variado e alguns bares, como o da Dulce, vendem a cerveja barata. Quase ao lado tem o Armazém04 com pastéis incríveis e baratinhos e variedade de cachaças. É possível também encontrar refeições.
     
    Se preferir ficar ao ar livre, siga a Orla Conde e conheça o maior painel grafitado do mundo, o impressionante “Tomos Somos Um”, do artista Eduardo Kobra. Tem ainda os belíssimos armazéns antigos e seus guindastes, o AquaRio, a roda gigante Rio Star e os murais que enfeitam a antiga área portuária.
     
    Na orla, além de vários outras intervenções artísticas e food trucks, sempre tem uma feirinha ou evento cultural acontecendo nos finais de semana. Só a vista da baía de Guanabara já compensa e a dica é assistir o pôr-do-sol no jardim do Museu do Amanhã. É de graça e lindo! 
     
    >>Uma opção de locomoção nessa área (que é bem extensa) é o moderníssimo VLT, mas fique ligado porque o bilhete deve ser comprado nas máquinas de autoatendimento nas estações. 
     
    NOITE 
    Para curtir a noite duas sugestões imperdíveis. Na própria região portuária, atrás da Praça Mauá, fica a “Pedra do Sal” lugar onde literalmente nasceu o samba. Conhecida por “Pequena África” é um patrimônio histórico carioca, um cantinho tradicional da cultura afro-brasileira. No local tem sempre uma roda de samba no larguinho.
     
    Para quem quer mais agitação, o caminho da boemia é a Lapa com sua infinidade de bares. Lá é possível encontrar casas de todos os tipos e preços, botequins pés-sujos ou pode-se simplesmente curtir o movimento das ruas. Imperdível é dar uma passada na escadaria Selarón sempre super movimentada e tido como terceiro ponto turístico mais visitado do Rio. A história do local é o máximo, leia aqui.
     
    Recomendamos apenas que fiquem atentos e não se aventurem em ruas com pouco movimento para preservar sua segurança.
     
    >>Da região portuária para a Lapa dá para ir de VLT e desembarcar na Cinelândia e seguir a pé. Porém, se for tarde da noite, use os serviços da Uber ou chame um táxi. Corrida barata.
     
    Ufa, bom passeio! Com estas dicas você vai ter uma visão da cidade maravilhosa. Aguarde breve novas dicas também gastando pouco e curtindo ao máximo!
     
     Mais Agenda Cultural? Confira aqui as dicas para todos os dias.


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Pão de Açúcar: nascer do sol e café da manhã ao som de saxofone
      Saiba Mais
      Arte Sesc: cultura, lazer e gastronomia no Flamengo
      Saiba Mais
      Ilha da Salina, em São Pedro da Aldeia, um lugar que parece cenário de cinema
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO