Inaugurado em 1970 e fechado dois anos depois, mesmo com vida curta, o restaurante dinamarquês Helsingor foi lar de escritores, atores, diretores de teatro, jornalistas e cineastas.
Ficava na Rua Garcia D´Avila, 77, em frente ao Bob´s, dirigido por Reynaldo Curi. Era um dos lugares mais sofisticados de Ipanema e frequentado por nomes como José Lewgoy, Beatriz Segall, Walter Sales Jr, Ziraldo, Zézé Mota.
O cardápio era desenhado por Miguel Paiva e tinha como atração principal 66 tipos de sanduíches abertos dinamarqueses (smørrebrøds) de rosbife, boi, peru, peixe, além de saladinhas de aipo e bacon frito, molhos remoulades (mostarda e pepino) e dressings de raiz-forte. E ainda arenques, enguias, salmões e cavalinhas à moda escandinava, além de sobremesas e biscoitos típicos.
Segundo o escritor Ruy Castro, no livro Ela é Carioca, famosos e anônimos partilhavam suas mesas. "Alí nasceram idéias para inúmeros livros, filmes, exposições, novelas e minisséries da TV Globo. Reynaldo só não tinha paciência com os novos-ricos e os deslumbrados", diz Castro.
Ricardo Rabelo