O Museu da Chácara do Céu, junto com o Museu do Açude, foram residências de Castro Maya e por ele doadas à Fundação que levou seu nome, criada em 1963 e extinta em 1983, quando ambos foram incorporados ao IBRAM (Instituto Brasileiro de Museus), do Ministério da Cultura. Os prédios, acervos e parques dos museus foram tombados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), em 1974.
O Museu da Chácara do Céu fica no alto de Santa Teresa e exibe coleções de arte de diversos períodos e origens, livros raros, mobiliário e artes decorativas, distribuídas em três pavimentos. A casa, cercada por um belo jardim, muito verde e várias esculturas, tem uma belíssima vista da Baía de Guanabara e do Centro do Rio.
Em seu acervo, obras de Di Cavalcanti, Iberê Camargo, Debret, Djanira, Visconti e Chagal, além das exposições temporárias. O museu mantém dois cômodos originalmente mobiliados e ambientados, que preservam o caráter de residência do local de forma muito interessante.
Quem quiser ir de carro, tem estacionamento gratuito do próprio museu e pode aproveitar para ir ao Parque das Ruínas que é ao lado.