Situada a 187 km do Rio, na Costa Verde, Angra dos Reis é um paraíso ecológico com nada mais do que 365 ilhas, além de intensa atividade cultural e religiosa o ano inteiro.
Antes da chegada dos portugueses, era habitada por tribos indígenas tupinambás. Foi descoberta em 6 de janeiro de 1502, sendo colonizada apenas a partir de 1556. Ganhou esse nome por ser uma angra (designação dada a uma enseada largamente aberta, com costas próximas e altas) e ter sido descoberta no dia dos Três Reis Magos.
Angra dos Reis possui um rico acervo patrimonial, com inúmeros prédios tombados pelo IPHAN. Seu conjunto arquitetônico é composto por grandes sobrados coloniais, como a Casa de Cultura Poeta Brasil dos Reis e edifícios religiosos, como a igreja de Santa Luzia e a igreja matriz de Nossa Senhora da Conceição, assim como as ruínas do convento de São Bernardino de Sena e o convento do Carmo de Angra dos Reis. Na igreja de Nossa Senhora da Lapa, de 1752, funciona um museu de arte sacra com rico acervo.
A festa do Divino Espírito Santo é um culto ao Espírito Santo, sendo uma das mais antigas e difundidas práticas do catolicismo popular.
Um das praias mais lindas é a de Lopes Mendes na Ilha Grande, que faz parte do município. De mar aberto e água bravia, foi eleita como uma das dez melhores praias do mundo.
Recentemente, o município vizinho Paraty e a Ilha Grande foram reconhecidas pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade, na categoria sítio misto, por sua cultura e natureza.
Destaque também para a procissão de barcos no Réveillon com prêmios para os mais bonitos e o animado carnaval de rua.
Apesar de sediar as usinas nucleares da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto é um destino turístico muito procurado, com destaque pela classe média alta que mora em condomínios milionários.
Onde ficar?
A hospedagem em Angra dos Reis é variada e com opções que variam desde campings até hotéis luxuosos em seus 5 corredores turísticos: Centro, Contorno, Ponta Leste, Ponta Sul
e Ilha Grande
Onde comer?
Em todos os corredores turísticos é possível encontrar opções variadas de gastronomia.
O que fazer?
O passeio mais procurado pelos turistas é o passeio de barco, que pode ser feito em diversos tipos de embarcações, como escunas, lanchas, traineiras e táxi boats, por exemplo. Destaque também ao city tour feito no Centro Histórico da cidade, em que o turista pode conhecer os diversos casarios antigos da cidade, que data de 1502. Angra dos Reis também é uma cidade propícia para a prática de atividades de ecoturismo e turismo de aventura, como trekking, mergulho e rafting.
Fontes: Turismo RJ - Wikipedia - Prefeitura de Angra