Arraial do Sana, mais conhecido como Sana, é um distrito de Macaé, a 165 km da capital do estado do Rio de Janeiro. Um paraíso ecológico em área de preservação ambiental permanente com mais de 345 espécies catalogadas de pássaros e diversos animais silvestres.
Tem imensa biodiversidade e várias opções de trilhas para praticantes do montanhismo e do ecoturismo, destacando-se a subida ao Pico Peito do Pombo, com 1.120 metros de altitude.
E dezenas de cachoeiras sendo um dos destinos favoritos dos fluminenses praticantes do ecoturismo.
Atrai muitos místicos e jovens mochileiros que buscam se afastar um pouco da agitação dos centros urbanos, buscando reabastecer as energias nas cachoeiras da região.
Extremamente musical, Sana é abrigo de muitos músicos que tocam nos fins de semana em seus aconchegantes e simples bares que vão até de manhã. Forró, reggae samba e Rock são os principais tipos de músicas apresentadas.
Uma famosa banda de forró, Raiz do Sana, nasceu no alegre Arraial do Sana.
Artesãos exibem seus produtos na feirinha local, o crochê é a mais delicada arte oferecida aos turistas, sendo comparada as pedras preciosas de Minas Gerais. Queijo fresco, banana passa e pratos com mandioca, como o nhoque de mandioca e o bolinho de aipim são típicos da região.
Atualmente, eco-esportes radicais como o rafting são a principal atração local. Na rua principal existe um pequeno comércio com bares e restaurantes. Tem ainda, nos arredores também, pousadas e campings.
Fonte e fotos: Prefeitura de Macaé, Wikipedia e Portal Sana