TURISMO >> Roteiros

  • Casimiro de Abreu: rios, cachoeiras, mar e extenso calendário de eventos o ano inteiro

    Da Redação em 22 de Março de 2023    Informar erro
    Casimiro de Abreu: rios, cachoeiras, mar e extenso calendário de eventos o ano inteiro

    Localizado a 133 km do Rio, Casimiro de Abreu é um polo de turismo ecológico e rural com muitas opções: rios, cachoeiras e mar com destaque para o distrito de Barra de São João com extenso calendário cultural e gastronômico.
     
    Reparte, com o município vizinho de Silva Jardim, a Reserva Biológica Poço das Antas, que abriga vários animais ameaçados, entre eles o mico-leão-dourado. O nome do município vem de seu ilustre filho, o poeta romântico Casimiro de Abreu (1839-1860). 
     
    Até a chegada dos colonizadores de origem portuguesa, no século XVII, a região era habitada pela tribo Saraçu, um ramo dos índios goitacáz. Aos poucos, os goitacáz foram sendo exterminados pelos colonizadores de origem portuguesa. 
     
    Os festivais gastronômicos ganham destaque entre os eventos realizados no município, como o tradicional Festival de Crustáceos e Frutos do Mar e a Festa da Agricultura Familiar, em Barra de São João, e o Festival do Aipim, em Casimiro de Abreu.
     
    Eventos culturais e esportivos, nas mais diferentes modalidades, também vêm atraindo cada vez mais moradores e turistas que buscam entretenimento, lazer e diversão. 
     
    O Rio Macaé, que banha o município, possui águas claras, transparentes, com temperatura amena e grande número de quedas d‘água e corredeiras, formadas em consequência do desnivelamento de seu perfil. 
     
    Um dos pontos turísticos mais visitados é a Ponte de Arame sobre o rio Macaé que fica à margem da rodovia Serramar, na RJ-142, no km 55. Destaque ainda para as ruínas da "Ponte Caída", antiga travessia do Rio São João e ligação entre Cabo Frio e Barra de São João.
     
    No alto da Prainha está a capela de São João Batista e o cemitério, construções do século XVII, onde está enterrado o poeta Casimiro de Abreu.
     
    Perto dali, o Museu Casa Casimiro de Abreu, ocupa imóvel da primeira metade do século XIX, localizado na Praça As Primaveras. Era a residência da família de Casimiro de Abreu e local de trabalho de seu pai, servindo como um entreposto. 
     
    Enfim, um município nem tão conhecido assim, mas com uma ampla oferta de opções para passar férias incríveis. Se ficar sintonizado com o calendário, aproveita melhor ainda. Nestes tempos de pandemia vale a pena checar as condições antes de viajar. 
     
    O que fazer:
     
     
    Como chegar:
     
    Saindo do Rio de Janeiro – Siga pela BR101 no sentido norte. Caso deseje visitar primeiro o litoral de Casimiro de Abreu, o distrito de Barra de São João, entre no acesso à Via Lagos, próximo ao município de Rio Bonito, depois pegue a rodovia Amaral Peixoto (RJ106) pelo litoral até Barra de São João. Se preferir a sede do município, Casimiro de Abreu, mais perto da serra casimirense, siga pela BR101 sentido norte até chegar à cidade do poeta.
     
    Fonte: Wikipédia e Prefeitura de Casimiro de Abreu
    Fotos: Divulgação
     
     


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Rio São João, um lugar para sonhar em Casimiro de Abreu
      Saiba Mais
      Santuário Vale do Amor, um lugar místico e encantador em Petrópolis
      Saiba Mais
      A incrível diversidade das 12 regiões turísticas do Estado do Rio, confira o roteiro
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post Carlos Alberto:
        Conheço relativamente bem o litoral de Casemiro ,pois,tenho uma casinha em Tamoios (segundo distrito de Cabo Frio) ,fico mais tempo em Barra de São João do que em Cabo Frio,porém o interior conheço muito pouco ; um grande abraço a todos ! .


DIVULGAÇÃO