Construído sobre o Mirante da Boa Viagem, na orla de Niterói, com sua fachada futurista, o Museu de Arte Contemporânea (MAC) foi inaugurado no dia 2 de setembro de 1996.
Projetado pelo arquiteto Oscar Niemeyer, o MAC tornou-se um dos cartões-postais de Niterói. Destina-se principalmente a obras pertencentes à arte contemporânea brasileira da década de 1950 até hoje.
O museu possui um acervo de 1 217 obras da Coleção João Sattamini, constituindo a segunda maior coleção de arte contemporânea do Brasil.
O espaço tem vista panorâmica da Baía de Guanabara e a construção lembra um disco voador, uma flor ou um cálice com um espelho d’água ao redor e sua grande rampa externa de concreto em caracol com piso vermelho.
Anualmente recebe milhares de turistas do Brasil e do exterior. Um marco da cidade (virou até logomarca) e da genialidade do arquiteto Oscar Niemeyer.
Como chegar:
Para quem estiver na cidade do Rio de Janeiro, a maneira mais usual e rápida para se chegar no Museu de Arte contemporânea de Niterói é ir até a Praça XV e atravessar a Baía de Guanabara por meio das barcas.
Chegando em Niterói (Praça Arariboia), se dirija para o Terminal Rodoviário João Goulart, ao lado da estação das barcas. De lá, partem ônibus com destino à Região Oceânica de Niterói, praia de Icaraí, Charitas e bairros adjacentes. Entre as linhas de ônibus que passam pelo Museu indica-se a linha 47B. Alternativamente, o transporte via táxi entre a estação das barcas e o museu MAC é acessível e aconselhável, com a corrida não levando mais do que 5-10 minutos.
Foto principal: Getty Images
Fotos galeria: Prefeitura de Niterói