TURISMO >> Roteiros

  • No Coração do Rio, Largo do Machado é um dos lugares mais ecléticos da cidade, confira as dicas

    Da Redação em 09 de Agosto de 2024    Informar erro
    No Coração do Rio, Largo do Machado é um dos lugares mais ecléticos da cidade, confira as dicas

    A Zona Sul do Rio de Janeiro é grande, mas se há um lugar que captura a essência do coração carioca, esse lugar é o Largo do Machado e seu entorno. O curioso é mesmo integrando o bairro Catete, ele é uma extensão também de Laranjeiras e Flamengo.
     
    Com uma importância histórica e uma rica tradição, não é apenas um ponto de passagem, mas um verdadeiro centro de convergência, atraindo moradores de diversos bairros que ali transitam a caminho de casa ou do trabalho.
     
    O local é rodeado por referências icônicas da cidade, abrigando parques, cinemas, teatros, blocos de carnaval e feiras que acontecem ao longo do ano.
     
    Além disso, o Largo do Machado tem se destacado como um crescente polo gastronômico, com opções que se renovam e melhoram a cada dia. O bairro ainda oferece uma ampla gama de serviços, desde consultórios médicos a laboratórios, tornando-se um ponto de referência essencial para os cariocas.
     
    Algumas dicas a conferir
     
    Feiras e Artesanato: O Largo do Machado é conhecido por suas feiras de artesanato e flores. Aos sábados, há uma feira livre onde você pode encontrar uma variedade de produtos frescos e artesanais.
     
    Parque do Flamengo: Uma das áreas de lazer mais lindas e democráticas do Rio de Janeiro, o Parque do Flamengo é um oásis. A cinco minutos do Largo do Machado, o parque tem área de 120 hectares e abriga cerca de 17 mil árvores de 350 espécies - 40 só de palmeiras. Sem esquecer a praia artificial, que de tão limpa tem sido chamada de "Caribrejo", uma mistura do nome carinhoso que moradores do entorno chamam o parque. Tem também quadras de vôlei, basquete, futebol, pista de skate, quadras de tênis, áreas para piquenique e muito mais. Depois que o local ganhou efetivo do Aterro Presente, a segurança melhorou, dando mais tranquilidade aos frequentadores.
     
    Museu da República: O Palácio tem salões suntuosos e jardins impecáveis com lago, chafariz, coreto, parquinho infantil, café, cinema e muita programação cultural.
     
    Parque Guinle: Um belo parque com vegetação da Mata Atlântica, lago artificial e áreas para piqueniques e exercícios ao ar livre. É um ótimo lugar para relaxar e aproveitar a natureza.
     
    Praça São Salvador: A poucos minutos a pé, essa praça é um ponto de encontro, especialmente aos domingos, quando há apresentações de chorinho e uma feira de artesanato. Mas, tem ainda, jazz às quintas, forró às sextas e samba aos sábados.
     
    Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro: Uma das igrejas mais antigas e belas do Rio de Janeiro, localizada próxima ao Largo do Machado. Vale a pena visitar pela sua arquitetura e história.
     
    Galerias: A Galeria Condor e a Galeria São Luiz oferecem uma variedade de lojas, cinemas, restaurantes e livrarias, proporcionando uma ótima opção para compras e entretenimento.
     
    Restaurantes: Um dos mais procurados da região, o "Heróis e Cia", antigo Bartman, tem temática de cinema com estilo DC Comics e muito bom gosto. Funciona com cardápio à la carte no almoço e como bar no período noturno. 
     
    Fundado em 1874 no Largo do Machado, o Café Lamas faz parte da história do Rio. Ponto de encontro de intelectuais, artistas, estudantes, executivos e políticos, o restaurante é referência em qualidade. No Flamengo desde 1974, mantém a tradição do chope bem tirado, da comida farta e saborosa e do atendimento nota 10. 
     
    A rotisseria Sírio Libaneza, mais conhecida como o Árabe do Largo do Machado, está no mesmo local há mais de 40 anos. A casa atende em duas lojas na galeria Condor. Além dos pratos árabes como o arroz de lentilhas, kaftas de carne ou frango, abobrinha recheada e doces árabes. Mas a preferência do público é mesmo as esfihas (carne, legumes, queijo, ricota e frango) e o kibe e seus sabores.
     
    Icono Parque
    Vale também conferir a as ruas Governador Irineu Bornhausen e Arno Konder (na lateral e atrás do Cine São Luiz), que viraram point gastronômico no Largo do Machado. Restaurantes como Pura Brasa,Timpanas, The Black Beef, Calamares, Porto do Sabor e a cafeteria Cheirinho Bão estão fazendo o maior sucesso. As duas ruas, antes sujas e degradadas, foram revitalizadas com a construção do condomínio Icono Parque.
     


    • TURISMO QUE PODEM TE INTERESSAR

      Nova Friburgo é o maior produtor de morango do estado do Rio
      Saiba Mais
      Teresópolis, a capital nacional do Lúpulo, tem projeto inovador de plantio
      Saiba Mais
      Lagoa de Juturnaíba, santuário ecológico com águas limpas entre Silva Jardim e Araruama
      Saiba Mais


    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

DIVULGAÇÃO