Teresópolis tem uma formação rochosa monumental chamada Torres de Bonsucesso. Apesar de estar localizada na área do Parque Estadual dos Três Picos, o acesso é pelo distrito de Bonsucesso em Teresópolis (daí o nome). A 135 km do Rio, o lugar é composto por três montanhas: Ferro de Passar Roupa, Torre Central e Torre Maior, a mais alta com 2.000m. Elas lembram a região da Patagônia, entre Chile e a Argentina
A 37 km do centro de Teresópolis, ao longo de quase toda a RJ-130, as “Torres de Bonsucesso” são acessadas através de caminhada ou escalada.
Mas, a aventura exige preparo físico. Para chegar no pico é preciso subir uma trilha íngreme. Depois de ingressar na floresta e cruzar um bonito bosque, chega-se a uma área aberta com muito sol, mas que compensa pelo lindo visual.
No alto, à direita se avista a Serra dos Órgãos, do Escalavrado aos mais altos cumes e o Dedo de Deus. À esquerda, as longas paredes das Torres de Bonsucesso mudam de cor com o decorrer do dia, de acordo com o reflexo do sol.
Quase no fim da trilha da Torre Central, outro atrativo é a “pedra entalada”, uma grande rocha, meio quadrada e do tamanho de um ônibus, que fica presa entre a encosta e essa formação rochosa. As fotos no topo dela ficam lindas, mas é preciso ter muita atenção, pois qualquer escorregão pode ser fatal.
Para conhecer basta uma pesquisa na Internet "Torres de Bonsucesso para achar muitas dicas e guias, alguns bilingues. Eles contam curiosidades e dados da região e dão mais segurança ao passeio.
Fonte: A Mochila e o Mundo
Fotos: Renan Antunes/Trilhando Montanhas e Luís Eduardo (Caôca)