A Prefeitura de Resende inaugurou nesta sexta o primeiro Hospital de Olhos da região Sul Fluminense, um marco no avanço de serviços oftalmológicos pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Localizada ao lado da Creche Municipal Doutor Uchôa, no Lavapés, a unidade vai oferecer serviços oftalmológicos completos, de baixa, média e alta complexidade.
Este é o segundo hospital público especializado em oftalmologia no estado do Rio de Janeiro, sendo o primeiro construído em Duque de Caxias.
Foram entregues dois consultórios, dois banheiros, duas salas de exames, uma sala de exercícios ortópticos e uma de campo visual, com capacidade para realizar 100 consultas gerais e outras 100 de setor por dia, além de outros procedimentos como ultrassom, yag laser e panfotocoagulação.
- Inicialmente, os serviços estarão focados na parte ambulatorial, preparados para demandas de consultas e exames especializados para a população, com consultórios, salas para exames, duas recepções, espaço para exercícios ortópticos, farmácia e banheiros, além de espaços para atender pacientes de toda a região.
Com a inauguração, vamos dobrar a nossa capacidade de atendimentos oftalmológicos, com potencial para fazer, em média, 400 cirurgias de catarata por mês, além de cirurgias de glaucoma, pterígio e retina. - disse o diretor geral da Santa Casa, Kaio Márcio de Paiva, entidade que vai gerir a unidade hospitalar.
Esta conquista foi viabilizada graças a parceria entre a Prefeitura de Resende e o Governo do Estado do Rio, que enviará ao município em torno de 750 mil reais mensais para custear os serviços oferecidos pelo Hospital de Olhos.
- Com a inauguração do novo Hospital de Olhos, vamos receber um investimento do governo estadual de R$9 milhões anuais para aumentar a capacidade de atendimento do município e oferecer novos procedimentos que não eram realizados aqui. Com isso, os pacientes terão mais segurança e, consequentemente, mais conforto, eliminando a necessidade de viagens no período pós-operatório - finalizou o secretário de Saúde Jayme Neto.
Já a ala cirúrgica, que permitirá a ampliação dos serviços de alta complexidade, será entregue no segundo semestre deste ano.
- O Hospital de Olhos é a primeira unidade com uma especialidade oftalmológica pelo SUS em toda a região Sul Fluminense, que vai concentrar os atendimentos de diferentes complexidades de todo o sul do estado do Rio de Janeiro. Com esta nova unidade, vamos conseguir suprir a demanda não somente de Resende, como de cidades vizinhas. Apesar de Resende ainda ter uma carência em oftalmologia, temos a ciência de que o Hospital de Olhos, além de se tornar uma referência em todo o estado, vamos conseguir atender com mais eficiência os moradores da cidade. Aproveito para agradecer a parceria consolidada que temos com o governo estadual por oportunizar este investimento e ver em Resende uma cidade referência em saúde a nível estadual - disse o prefeito Diogo Balieiro Diniz.
Fonte: Prefeitura de Resende