De onde vem, afinal, o nome do flagelo que vem provocando sobressaltos e mortes no mundo inteiro? O vírus que provoca a doença é chamado de corona devido ao seu formato. Sob o microscópio, os espinhos do vírus lembram uma coroa. E corona, em italiano e espanhol, significa exatamente coroa.
Acontece que coronavírus designa todo um grupo de vírus. Para evitar confusão com os outros vírus do mesmo grupo, convencionou-se chamar a doença de “novo” coronavírus.
Mas o nome científico do vírus é mais sofisticado: sars-cov-2, que são as iniciais de severe acute respiratory syndrome coronavirus 2, que em português significa “síndrome respiratória aguda grave do coronavírus 2”.
Este é o nome do vírus. O nome da doença provocada por ele é “covid-19”. O nome covid é formado pelas iniciais ‘co’, de ‘corona’, ‘vi’, de ‘vírus’, e ‘d’, de ‘disease’ que, em inglês significa ‘doença’.
Dezenove é uma referência ao ano em que o surto da doença foi comunicado à Organização Mundial da Saúde. A comunicação foi feita no dia 31 de dezembro de 2019.//
Outra palavra que vem frequentando o noticiário atualmente é “pandemia”. Mas o que significa e de onde veio a palavra? Pandemia é como se chama uma doença infecciosa que afeta a população de uma grande região, que pode ser um continente ou a Terra toda.
Pandemia vem do grego. A palavra é formada por “pan” que significa ‘tudo’ ou ‘todos’ e por demós, que significa ‘povo’. Esse ‘pan’ aparece também em outras palavras ou expressões, como “Jogos Panamericanos”, que significa jogos de todos os países das Américas.
E o termo grego ‘demós’ aparece também em democracia, que significa governo de ‘todos’. Pelo menos teoricamente.
Enfim, a pandemia é uma doença infecciosa que se espalha por um continente ou pelo mundo todo.
E de onde vem a palavra “quarentena”? O termo designa qualquer período de isolamento de viajantes provenientes de regiões que vivem surto de doença contagiosa.
O objetivo é evitar que os eventuais infectados venham a transmitir a doença. No começo, quando foi criado esse sistema, o período era de 42 dias, razão de se chamar quarentena.
Esse período foi reduzido, mas o nome permanece. Hoje, em muitos países, os viajantes cumprem quarentena de 15 dias, até que fique comprovado que não contraíram o novo coronavírus, ou covid-19.
O jornalista e escritor Márcio Bueno é autor do livro “A origem curiosa das palavras”.