MAIS COISAS >> Jornal Bafafa

  • Autor de best-seller sobre a origem das palavras explica significado de coronavírus, covid-19 e quarentena

    Márcio Bueno em 31 de Março de 2020    Informar erro
    De onde vem, afinal, o nome do flagelo que vem provocando sobressaltos e mortes no mundo inteiro? O vírus que provoca a doença é chamado de corona devido ao seu formato. Sob o microscópio, os espinhos do vírus lembram uma coroa. E corona, em italiano e espanhol, significa exatamente coroa.
           
    Acontece que coronavírus designa todo um grupo de vírus. Para evitar confusão com os outros vírus do mesmo grupo, convencionou-se chamar a doença de “novo” coronavírus.
           
    Mas o nome científico do vírus é mais sofisticado: sars-cov-2, que são as iniciais de severe acute respiratory syndrome coronavirus 2, que em português significa “síndrome respiratória aguda grave do coronavírus 2”.
           
    Este é o nome do vírus. O nome da doença provocada por ele é “covid-19”. O nome covid é formado pelas iniciais ‘co’, de ‘corona’, ‘vi’, de ‘vírus’, e ‘d’, de ‘disease’ que, em inglês significa ‘doença’.
           
    Dezenove é uma referência ao ano em que o surto da doença foi comunicado à Organização Mundial da Saúde. A comunicação foi feita no dia 31 de dezembro de 2019.//
           
    Outra palavra que vem frequentando o noticiário atualmente é “pandemia”. Mas o que significa e de onde veio a palavra? Pandemia é como se chama uma doença infecciosa que afeta a população de uma grande região, que pode ser um continente ou a Terra toda.
           
    Pandemia vem do grego. A palavra é formada por “pan” que significa ‘tudo’ ou ‘todos’ e por demós, que significa ‘povo’. Esse ‘pan’ aparece também em outras palavras ou expressões, como “Jogos Panamericanos”, que significa jogos de todos os países das Américas.
           
    E o termo grego ‘demós’ aparece também em democracia, que significa governo de ‘todos’. Pelo menos teoricamente.
           
    Enfim, a pandemia é uma doença infecciosa que se espalha por um continente ou pelo mundo todo.
           
    E de onde vem a palavra “quarentena”? O termo designa qualquer período de isolamento de viajantes provenientes de regiões que vivem surto de doença contagiosa.
           
    O objetivo é evitar que os eventuais infectados venham a transmitir a doença. No começo, quando foi criado esse sistema, o período era de 42 dias, razão de se chamar quarentena.
           
    Esse período foi reduzido, mas o nome permanece. Hoje, em muitos países, os viajantes cumprem quarentena de 15 dias, até que fique comprovado que não contraíram o novo coronavírus, ou covid-19.
     
    O jornalista e escritor Márcio Bueno é autor do livro “A origem curiosa das palavras”.

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Comentário do post decio guimaraes:
        decididamente, Você, marcinho, é o guru das palavras


    Banner Pets

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO









#AGENDABAFAFA