Foram iniciadas as obras de revitalização e transformação das cinco casas que constituem o histórico Largo do Boticário, no Cosme Velho, zona Sul do Rio de Janeiro. O local vai receber o primeiro hotel JO&JOE na América do Sul, marca lifestyle do Grupo Accor.
A requalificação e restauração completa do complexo, patrimônio listado pelo Instituto Estadual de Patrimônio Cultura (Inepac) em 1987, está sendo feita respeitando o projeto original e a área ao redor, de floresta nativa, que também é patrimônio listado, está sendo preservada.
"O projeto, inserido nos mais de 22 mil metros quadrados de área do terreno, manterá a identidade clássica do local, mas sempre alinhada ao conceito da marca, que é proporcionar aos hóspedes e moradores locais a experiência mais personalizada possível, reinventando serviços, alimentação e design, e combinando o melhor dos formatos de hospedagem em hostels e hotéis", revela Olivier Hick, COO das marcas midscale e econômicas da Accor no Brasil.
A Accor também está preparando um livro que contará toda a história do Largo do Boticário e mostrará o desenvolvimento dos trabalhos de revitalização arquitetônica com a supervisão feita pelo Inepac. O lançamento do livro será junto com a inauguração do hotel em 2021.
O hotel terá uma área de 4.158m² construída em uma superfície total de 6.000m², onde serão instaladas 330 camas em 80 quartos e apartamentos para hospedar até 10 pessoas, mas também quartos privados e coberturas.
O complexo terá restaurantes, áreas sociais, piscinas, área para churrasco e espaço compartilhado para trabalho, assim todos, locais ou turistas, poderão apreciar sua estadia.
O projeto de restauro arquitetônico e reestrutura urbanística foi realizado por uma equipe carioca da maior competência, o escritório do Ernani Freire, responsável também por projetos no Parque das Ruínas e Casa Daros.