MAIS COISAS >> Jornal Bafafa

  • Corpo de Bombeiros do Rio realiza mais de 100 voos para transporte de órgãos em 2020

    Da Redação em 15 de Setembro de 2020    Informar erro
    Em 2020, o Corpo de Bombeiros do Rio já realizou mais de 100 horas de voo para transporte de 70 órgãos para fins de transplante. O órgão é parceiro do Programa Estadual de Transplantes da Secretaria Estadual de Saúde do Estado. 
     
    A parceria entre o Grupamento de Operações Aéreas do CBMERJ e o PET existe desde 2016. Além do Grupamento de Operações Aéreas do CBMERJ, o Batalhão de Choque da PMERJ também apoia os procedimentos do PET, ajudando, pelo ar e pela terra, a salvar vidas em todo o Rio de Janeiro.
     
    Criado em 2010, o Programa Estadual de Transplantes já realizou cerca de 19 mil procedimentos. O PET realiza captação e transplante de coração, fígado, rim, pâncreas, medula óssea, osso, pele, córnea e esclera (membrana que protege o globo ocular). A principal missão do PET é obter o “sim” das famílias para salvar vidas por meio da doação de órgãos.
     
    Quando o programa foi criado, o estado ocupava uma das últimas posições no ranking nacional de doadores de órgãos. No primeiro trimestre de 2020, alcançou o terceiro lugar, atrás apenas de São Paulo e Paraná.
     
    Você sabia que o Programa Estadual de Transplantes disponibiliza um telefone gratuito para tirar dúvidas da população? É o 155. O Disque-Transplante é também responsável por receber as notificações de morte encefálica em todo o Estado do Rio de Janeiro, agilizando o contato entre os profissionais de saúde e o PET. O serviço funciona 24 horas, todos os dias da semana.
     
    Segundo o coordenador do PET, Rodrigo Sarlo, através do Disque-Transplante tanto o profissional de saúde pode notificar os casos de morte encefálica, como a população pode retirar dúvidas gerais acerca da doação de órgãos ou transplante. 
     
    Foto: Divulgação

    ATENÇÃO
    Não somos responsáveis por alterações na programação.
    Recomendamos que confirmem os eventos através dos links ou telefones divulgados.
    Apenas organizamos e compartilhamos a informação.




    • COMENTE AQUI

      código captcha

      O QUE ANDAM FALANDO DISSO:


      • Seja o primeiro a comentar este post

CURTA O BAFAFÁ!

DIVULGAÇÃO










#AGENDABAFAFA