Dados dados fornecidos pelo Instituto de Segurança Pública (ISP) indicam uma situação bastante positiva na segurança pública de Miguel Pereira, no interior do estado do Rio.
A cidade serrana apresenta ótimos resultados na redução dos crimes contra o patrimônio, como roubos de carga, de veículos e a estabelecimentos comerciais, além de casos de latrocínio.
A ausência de registros de roubos de carga desde 2017, de veículos há mais de três anos e ao comércio desde maio de 2023 é um indicativo significativo do levantamento. Além disso, a inexistência de latrocínios desde julho de 2021 é outro ponto a ser destacado.
Os números também refletem uma melhoria na produtividade policial. O aumento de 6,6% no auto de prisão em flagrante, o maior valor desde 2006, e o crescimento de 32,8% na apreensão de drogas, o melhor resultado dos últimos 20 anos, indicam um trabalho policial eficiente e comprometido com a segurança pública.
O envolvimento ativo de mais de 200 agentes do Segurança Presente e da Guarda Municipal, patrulhando a cidade 24 horas por dia em carros, motos e a pé, também é um fator relevante. A presença constante desses agentes pode desempenhar um papel crucial na prevenção de crimes e na resposta rápida a incidentes.
Não é a toa que Miguel Pereira tem tido 100% de ocupação da rede hoteleira em todos os feriados e durante as férias. A cidade está investindo pesado no turismo e recentemente inaugurou um trem Maria Fumaça com passeios turísticos partindo da Rua Coberta, um complexo gastronômico super concorrido.