E ainda um novo projeto paisagístico com base no projeto original do monumento. Inaugurado em 1884, o
Palácio de Cristal foi encomendado pelo Conde d'Eu nas oficinas da Société Anonyme de Saint-Sauveur, na cidade de Arras, na França. A estrutura pré-montada é inspirada no Palácio de Cristal de Londres e do Palácio de Cristal do Porto.
A intenção do Conde era presentear a Princesa Isabel para ela cultivar suas hortaliças. Depois serviu como pavilhão para as exposições de flores e produtos agrícolas que já aconteciam desde 1875 em outro local.
No dia 2 de fevereiro de 1879, sua pedra fundamental foi lançada, cabendo ao Engenheiro Eduardo Bonjean a tarefa de acompanhar a montagem do Palácio de Cristal na Praça Koblenz (ou Praça da Confluência), em Petrópolis.
Sua inauguração foi realizada no dia 2 de fevereiro de 1884, com um grandioso baile, que contou, inclusive, com a presença maciça de toda a Corte Imperial brasileira.
Em abril do mesmo ano, foi realizada a 4ª Exposição promovida pela Sociedade Agrícola e Hortícola de Petrópolis", que repetiu anualmente até 1886.
Após a Proclamação da República, o Palácio de Cristal foi relegado a segundo plano, entrando em decadência. Somente nos anos 80 o espaço ganhou importância e manutenção à altura de sua história.